Uma das principais referências que fazem do Barcelona um dos maiores clubes do planeta é a legião de associados. O modelo que aliou a paixão de uma torcida e uma série de benefícios começa a trazer bons resultados aos clubes brasileiros que tentam segui-lo como a dupla Atletiba.
Nos últimos cincos anos, o Barcelona saltou de 105 mil para 165 mil sócios. É quase o dobro da capacidade do Camp Nou ou seja, nem todos estão necessariamente interessados em assistir aos jogos.
“Muitos querem vantagens como descontos em produtos, informação no celular e na TV. E também votar. Escolhendo o conselho, o sócio se sente dono do clube”, falou o ex-vice presidente e diretor-geral Ferran Soriano.
Uma agremiação tão popular atrai naturalmente atenção da mídia. E nisso o Barça dá outra lição. O clube tem departamento de imprensa com 30 pessoas, responsáveis por atender os órgãos locais e nutrir os fãs ávidos por notícias.
A página do clube na internet, por exemplo tem versões em sete idiomas e o inglês é o mais acessado (47%), o que evidencia a penetração do time em todas as partes do globo.
Ainda assim o “blaugrana” tende a facilitar o acesso à imprensa, dentro da dificuldade de viver numa cidade com três jornais esportivos diários, 20 rádios com programação esportiva e diversas emissoras de televisão.