São Paulo – Conhecido por não ter patrocínio em seu uniforme, o Barcelona, do craque brasileiro Ronaldinho Gaúcho, está bem perto de quebrar esta tradição e embolsar uma verdadeira fortuna. Joan Laporta, presidente do clube catalão embarcou ontem para a China, onde negociará o acordo de patrocínio do uniforme azul-grená. Ele retornará à Espanha amanhã, já com a situação definida.
A expectativa do clube catalão é fechar um acordo de até 20 milhões de euros (R$ 64,2 milhões) anuais, um dos maiores contratos de patrocínio do futebol mundial. Seriam 19 milhões limpos e mais um valor variável, de acordo com os resultados da equipe.
A validade do acordo será de cinco anos, até 2010. Inicialmente, os chineses usarão o uniforme da equipe para fazer publicidade dos Jogos Olímpicos de Pequim, que serão disputados em 2008.
Os lucros não terminam aí. Existe a possibilidade de o Barcelona excursionar pela China em agosto, em troca de mais cinco milhões de euros (R$ 16,05 milhões). Com isso, fica descartada a viagem para a América do Norte, onde o clube passaria por México e Estados Unidos. Antes, o clube fará uma pré-temporada na Dinamarca.