Barcelona – O Barcelona conquistou neste sábado o seu 17.º título espanhol ao empatar fora de casa com o Levante, por 1 x 1. A conquista do Barça vem com duas rodadas antes do término do Campeonato Espanhol, após seis anos sem levantar o troféu.
Foi o primeiro título na Europa do melhor jogador do mundo eleito pela Fifa em 2004. A equipe de Ronaldinho Gaúcho, que gritou e pulou muito após a conquista, foi favorecida pelo empate do Real Madrid contra o Sevilla e entrou em campo precisando apenas manter a igualdade no placar.
Ontem, quase um milhão de pessoas saiu às ruas de Barcelona para comemorar o título. Nas ruas congestionadas, as pessoas vestiam as cores da equipe e balançavam bandeiras vermelhas e amarelas, nas cores da Catalunha. As fontes nas praças lançavam jatos de água com as cores do Barça. Após três horas e meia de desfile pela cidade em carro aberto, os jogadores e a comissão técnica foram até o estádio do clube.
As cerca de 100 mil pessoas que conseguiram entrar aguardavam os atletas no Camp Nou para o início da cerimônia do título, com a apresentação dos campeões, música ao vivo e queima de fogos. Os jogadores foram chamados um a um, e além da ovação, o hino do clube era tocado. O último a ser chamado foi Ronaldinho Gaúcho. E foi o mais aplaudido.
Goleadores
Na rodada de ontem do Campeonato Espanhol, o Brasil brilhou nos pés de seus artilheiros. O atacante Ricardo Oliveira marcou duas vezes na vitória por 2 a 1 do Betis sobre o Atlético de Madri, fora de casa, e chegou a 21 gols na artilharia, apenas três atrás do líder Eto?o (Barcelona) e ultrapassando Ronaldo e Forlan.
O resultado colocou a equipe na quinta colocação, a um ponto do Sevilla, para a disputa de uma vaga na Copa dos Campeões. Já Fernando Baiano fez dois gols na vitória do Málaga sobre o Real Sociedad por 3 a 1, também no campo do inimigo. Ainda na rodada, Albacete e Numancia deram adeus à primeira divisão.