O Barcelona recebe o Espanyol neste sábado (19), às 15 horas (de Brasília), buscando uma vitória para manter vivo o sonho do título espanhol. A equipe está com 60 pontos, nove a menos que o Real Madrid, e tentará apagar as péssimas recordações do último clássico catalão disputado no Camp Nou.

continua após a publicidade

Na temporada passada, o Barcelona enfrentou o Espanyol em casa na penúltima rodada, e vencia por 2 a 1 até os 46 minutos do segundo tempo, quando Tamudo empatou a partida e acabou com as chances de a equipe tomar a liderança do Real Madrid, que ao mesmo tempo empatava por 2 a 2 com o Zaragoza. O Real acabou ficando com o título na última jornada, mas as duas equipes terminaram a temporada com o mesmo número de pontos.

Desta vez, a tarefa do Barcelona é bem mais complicada: depois desse jogos, faltarão cinco rodadas para o fim da competição, e a equipe precisará vencer todos os jogos e torcer por pelo menos duas derrotas do Real nas próximas três partidas para tentar decidir a fatura no confronto direto marcado para o dia 7 de maio, em Madri. Tarefa difícil para quem só marcou dois pontos nas últimas três rodadas e ainda tem de se preocupar com o Manchester United, rival da próxima quarta-feira, na semifinal da Liga dos Campeões.

"Esta é uma grande equipe e merece muito respeito", afirmou o meia Ezquerro, reserva que foi escalado para dar entrevistas nesta sexta e pode ganhar um lugar na equipe diante do Espanyol. A grande novidade é Deco, que se recuperou de uma lesão muscular e deve começar o jogo no banco. No ataque, sem o contundido Ronaldinho, Messi e Eto’o são nomes certos, enquanto o técnico Frank Rijkaard ainda não sabe se escala Henry ou o jovem Giovani dos Santos. O Espanyol está em oitavo, com 45 pontos, e tenta se reabilitar de uma série de quatro derrotas seguidas, que o tirou da briga por uma vaga na próxima Liga dos Campeões.

continua após a publicidade

De olho nessa disputa, o Atlético de Madrid, quarto colocado, com 54 pontos, enfrenta o Betis, 13.º, com 41; e o Sevilla, sexto, com 51, pega o Almeria, sétimo, com 45. Do lado de baixo da tabela, o Zaragoza, 18.º colocado, com 34 pontos, recebe o Recreativo Huelva, 17.º, com 37.