Se o Barcelona foi o responsável por marcar o último gol da edição passada da Liga dos Campeões, a equipe do técnico Frank Rijkaard pode dizer agora que foi quem inaugurou as redes na temporada 2006/07 da competição de clubes mais importante do planeta. Jogando em casa, no Camp Nou, ontem, o time comandado por Ronaldinho Gaúcho goleou o modesto Levski Sofia, da Bulgária, por 5 a 0. O Barça aproveitou a ocasião de gala para mostrar a nova camisa com o símbolo da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) – a primeira instituição a colocar o nome na camisa do clube catalão nos seus 107 anos de existência. A parceria tem duração de cinco anos e o time catalão vai destinar 1,5 milhão de euros por ano (cerca de R$ 4 milhões) ao fundo de ajuda.
O primeiro gol da nova Liga dos Campeões foi marcado pelo espanhol Iniesta, aos 7 minutos da etapa inicial, após bela jogada de Ronaldinho pela esquerda e ótimo passe de Eto?o. A contagem aumentou com o francês Giuly, aos 39 ainda do primeiro tempo.
O zagueiro Puyol fez o terceiro do Barcelona logo aos 4 do segundo tempo, aproveitando o rebote do goleiro búlgaro, que não segurou uma pancada de Ronaldinho. O atacante camaronês Eto?o fez o quarto aos 13 da etapa final, após uma bela jogada pessoal.
Mas a pintura saiu no último minuto da partida. Ronaldinho invadiu a área e colocou a bola com elegância no ângulo e fechou a goleada.
Com o resultado, o Barcelona lidera o Grupo A.
A partida entre os outros dois integrantes deste grupo acabou com a vitória do Chelsea sobre o Werder Bremen, por 2 a 0, no Stamford Bridge, em Londres, com gols de Essien e Ballack.
Muitos gols
Outro que impressionou na rodada inicial da Liga dos Campeões foi o atual campeão alemão, Bayern de Munique. Pelo Grupo B, os alemães golearam por 4 a 0 o Spartak Moscou, em Munique. No outro jogo do grupo, em Lisboa, o Sporting venceu a Internazionale de Milão por 1 a 0.
O Grupo D foi o responsável pelo maior número de gols da noite. Grande destaque para o Valencia, que mesmo fora de casa, em Atenas, goleou o Olimpiakos por 4 a 2, com três gols de Morientes. Já a Roma, jogando em casa, no Estádio Olímpico, goleou o Shakhtar Donetsk por 4 a 0.
Se nos outros grupos não faltaram gols, o Grupo C foi o responsável pela seca da rodada. Tanto o jogo entre o Galatasaray contra o Bordeaux, como PSV e Liverpool acabaram em 0 a 0.
Rodada de hoje
Mais oito jogos fecham a rodada inicial da Liga dos Campeões hoje. Pelo Grupo E, se enfrentam Dynamo x Steaua Bucareste, em Kiev. Pelo Grupo F, Manchester United x Celtic, em Londres, e Copenhague x Benfica, na Dinamarca. O Grupo G terá Porto x CSKA, em Portugal, e Hamburgo x Arsenal, na Alemanha.
No Grupo H, Anderletch x Lille, na Bélgica, e Milan x AEK, em Milão.
Lucas Duarte, de Barcelona, especial para a Tribuna do Paraná.
Duelo brasileiro marca Lyon x Real Madrid
Lyon – O jogo mais esperado de hoje na rodada de abertura da Liga dos Campeões acontecerá na França, às 15h45 (de Brasília), com transmissão de Record e ESPN Internacional. Trata-se do clássico Lyon e Real Madrid, uma partida recheada de brasileiros. Do lado francês tem Cris, Juninho Pernambucano e Fred. Do espanhol, Roberto Carlos e Emerson. Ronaldo ficou fora dos relacionados pelo técnico Fabio Capello.
E Robinho é banco.
?Ganhar a Copa dos Campeões é como um sonho. Seria como vencer a Copa do Mundo?, diz o brasileiro Juninho. Para o pentacampeão nacional com o Lyon, conquistar o torneio europeu seria definitivamente entrar
para o hall dos melhores times europeus. ?É uma honra jogar um torneio como esse.?
O Real não é o mesmo que foi derrotado por 3 a 0 pela equipe francesa ano passado.
A começar pelo técnico. Chegou o italiano Fabio Capello, com a promessa de recolocar o time espanhol nos eixos.
?Jogaremos contra um rival que tem mais entrosamento que a gente. Sabemos que será difícil ganhar, mas estamos melhorando a cada partida?, garante Capello.
O único problema do treinador é a sua implicância com brasileiros. Além de abrir mão de Julio Baptista, não escalou Robinho como titular.
E não gosta de Cicinho.
Mas sabe da força dos brasileiros do Lyon, por isso pede aos seus atletas cuidado com as bolas paradas. Ronaldo ainda recupera seu condicionamento físico após cirurgia.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)