Grande favorito a ser premiado, na segunda-feira, como melhor jogador do mundo pela quarta vez seguida, Messi começou 2013 marcando gol. Neste domingo, ele fez só um, de pênalti, na goleada de 4 a 0 do Barcelona sobre o Espanyol, no clássico catalão jogado no Camp Nou. Pedro marcou duas vezes e Xavi uma para construir a vitória nos primeiros 30 minutos de partida.
Com o gol que fez neste domingo, Messi chegou a 27 no Campeonato Espanhol, ainda 11 a mais do que Cristiano Ronaldo, seu principal concorrente ao prêmio de melhor do mundo. Mas o ritmo do argentino caiu. Depois de oito jogos seguidos marcando duas vezes por partida em que começou jogando, nos últimos dois compromissos Messi fez “apenas” um gol em cada.
O clássico contra o Espanyol marcou a volta de Tito Vilanova ao banco do Barcelona depois de passar por uma cirurgia para retirar um tumor na glândula parótida. Como homenagem, os jogadores do time azul-grená decidiram dar espetáculo.
Logo aos 10 minutos, Iniesta, azarão na disputa de melhor do mundo, cruzou rasteiro da esquerda e Xavi, sozinho na área, completou. Cinco minutos depois, quem fez a jogada individual pelo lado esquerdo foi Messi. Pedro recebeu livre e marcou.
Aos 27 minutos, o meio-campo do Barcelona ficou tocando a bola como se brincasse de bobinho, enquanto os jogadores do Espanyol só olhavam. Até que Busquets acabou com a graça dando um lançamento longo para Pedro. O atacante recebeu nas costas da zaga e fez o terceiro.
Antes de o cronômetro apontar 30 minutos o Barcelona fazia o quarto. Era o gol de Messi, batendo pênalti que Fàbregas sofreu do goleiro Fernando Casilla. Com a vitória, o Barcelona segue líder disparado, com 52 pontos em 54 possíveis, e ainda com 16 de folga sobre o Real Madrid.