O Barcelona deixou escapar neste domingo, no fim da partida contra o Almería, uma grande oportunidade de encostar no líder Real Madrid no Campeonato Espanhol. O time catalão vencia por 2 a 1 até os 40 minutos do segundo tempo, quando foi surpreendido com o gol de empate em cobrança de escanteio. Com isso, a equipe continua a sete pontos do rival, que no sábado havia perdeu por 1 a 0 para o La Coruña. Restam dez rodadas para o fim da competição.
Ronaldinho Gaúcho foi poupado com dores no músculo adutor da coxa e os meias Deco e Yaya Toure, o zagueiro Rafa Márquez, e os atacantes Santiago Ezquerro, Lionel Messi e Giovanni dos Santos encostados no departamento médico -, o Barça esteve à frente do marcador por duas vezes. Primeiro com o atacante catalão Bojan aos 16 minutos da etapa inicial e depois com o camaronês Eto’o, no começo do segundo tempo.
Além do tropeço do Real, outro estímulo ao Barcelona ontem era a vitória do Villareal sobre o Zaragoza por 2 a 0, que o levou a 53 pontos e à terceira colocação. O Barcelona tinha 54. Mas nem o revés do rival e a ameaça do Villareal fizeram com que o time catalão voltasse para a casa com os três pontos. Aliás, dos últimos nove pontos disputados pelo Espanhol, a equipe do técnico Frank Rijkaard só conquistou um.