Em clássico ofensivo e de belas jogadas, Barcelona e Real Madrid empataram por 2 a 2 neste domingo, no estádio Camp Nou, pela sétima rodada do Campeonato Espanhol. Cristiano Ronaldo e Messi, as maiores estrelas do jogo, marcaram dois gols, cada.
O time da casa, que vinha com aproveitamento de 100% na competição, lidera o campeonato com 19 pontos, três a mais do que o Atlético de Madrid. O arquirrival de ambos ocupa a quinta colocação, com 11.
Aos 17min14, a torcida catalã iniciou manifestações em defesa da independência da sua região, em alusão a um levante separatista de 1714.
Havia pouco mais de 700 torcedores do time branco nas arquibancadas, ou seja aproximadamente 1% do público. E esta minoria comemorou primeiro.
Cristiano Ronaldo recebeu passe de Benzema no lado esquerdo da área e chutou forte, de canhota, rasteiro, no canto direito de Valdés, aos 21min. Benzema quase ampliou aos 24min, mas parou na trave. Di María, que o havia encontrado livre na área, desperdiçou o rebote.
Machucado, o lateral brasileiro Daniel Alves foi substituído pelo jovem Montoya aos 27min. Quando parecia que a situação do Barcelona se complicava, um lance acidental permitiu o empate aos 30min.
Como centroavante, Messi aproveitou a bola sobrando na área, entrou sozinho no meio da defesa e empurrou para as redes.
A partir daí, os anfitrões deixaram de ser dominados e foram controlando o clássico. Cada lado pediu um pênalti no início do segundo tempo. Aos 15min, o Barça virou o jogo com Messi, que cobrou falta frontal com maestria, sem chances para o goleiro Casillas.
Porém, o alemão Özil lançou em profundidade para Cristiano Ronaldo, que entrou livre no centro da área e tocou na saída de Valdés, aos 21min, para igualar em 2 a 2.
O meia brasileiro Kaká entrou no lugar de Özil aos 35min, mas teve atuação apagada. Aos 42min, uma linha de passe do Barcelona na frente da área do Real Madrid terminou com chute de Montoya no travessão.
Ainda houve tempo para Iniesta lançar Pedro, que cortou da direita para o meio e chutou com perigo. No fim, aplausos e mais manifestações pela independência da Catalunha.