Barcelona diz ser vítima de injustiça e descarta mudar

O presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, afirmou que nesta quinta-feira que o clube foi “vitima de uma grave injustiça” depois de ser punido com a proibição de realizar contratações pela Fifa e prometeu não mudar o seu modelo de recrutamento e formação de jovens jogadores.

Bartomeu disse em entrevista coletiva que o clube nunca quebrou nenhuma lei espanhola ao contratar jovens talentos para a sua famosa academia, La Masia, que produziu jogadores como Lionel Messi, Xavi Hernandez e Andres Iniesta.

“Nós somos vítimas de uma grave injustiça. Com esta decisão, a Fifa está penalizando um modelo que tem funcionado por 35 anos, está penalizando o clube. O Barça é um modelo a se seguir. Não temos nenhuma intenção de mudar o nosso modelo”, disse. “Você não pode tocar em La Masia. Este modelo é o que tem permitido que o nosso clube seja o de maior sucesso na última década”, completou.

Bartomeu disse que o clube estava investigando quem fez o protesto inicial sobre um

jovem jogador sul-coreano, que levou a Fifa a exigir informações sobre 33 jovens jogadores desde fevereiro de 2013.

O dirigente também questionou a própria Fifa e outras equipes, ao insinuar que outros times possuem procedimentos parecidos e não foram punidos, além de declarar que “não é normal que todas essas coisas acontecem com um clube”, em referência também ao caso da contratação do atacante brasileiro Neymar, em que o Barcelona é acusado de fraude fiscal.

Questionado sobre se o Real Madrid estava por trás do denúncia anônima à Fifa, disse que o Barcelona realiza investigação para descobrir os envolvidos na acusação. “Estamos investigando documentos. Quando tivermos a prova, vamos agir com total de determinação”.

O Barcelona espera que a punição seja cancelada pela supostas irregularidades encontradas pela Fifa, que o puniu por violar os regulamentos de transferência ao contratar jovens jogadores entre 2009 e 2013. O clube também acredita que as regras precisam ser alteradas. Além disso, prometeu acionar outras esferas judiciais caso não tenha sucesso no seu recurso na Fifa.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo