O Barcelona anunciou oficialmente nesta quinta-feira a contratação do lateral-esquerdo da seleção espanhola Jordi Alba, que pertencia ao Valencia, por 14 milhões de euros (mais de R$ 36 milhões).
O jogador de 23 anos, formado justamente pelo clube catalão, assinará contrato por cinco anos, após realizar exames médicos na semana que vem, após o término da participação do jogador na Eurocopa.
Essa é a primeira contratação do clube para a próxima temporada. Segundo a própria direção do clube, outra posição que deve ser reforçada é a zaga.
As negociações entre Barcelona e Valencia duraram algumas semanas, com discussão principal envolvendo o valor da transferência. Inicialmente, o agora ex-clube de Alba, pedia 15 milhões de euros pelo jogador.
O jogador da ‘Fúria’ passa a ser o terceiro lateral-esquerdo do elenco catalão. Além do brasileiro Adriano, o clube ainda tem Eric Abidal, que tem seu futuro ainda não definido após a realização de um transplante no fígado. O zagueiro Carles Puyol foi outra opção na posição, durante as últimas temporadas.
Revelado pelo Barcelona, Alba deixou o clube e para atuar pelo Cornellà, por dois anos. De lá, se transferiu para o Valencia, onde foi atuar no time B. Chegou a passar uma temporada no Gimnàstic e em 2009 chegou ao time titular valenciano.
Nas últimas três temporadas se firmou com o principal lateral-esquerdo espanhol, conquistando a titularidade da seleção, que ontem conquistou vaga na final da Eurocopa.