Na última partida de Pep Guardiola como técnico do Barcelona no Campeonato Espanhol, a equipe ficou no empate por 2 a 2 diante do Bétis, neste sábado, em Sevilha. Vice-campeão da competição, o time catalão até saiu na frente, mas levou a virada e só conseguiu o empate com gol nos acréscimos, marcado por Keita.
Desta forma, o Barcelona encerrou sua participação no Espanhol desta temporada com 91 pontos, seis a menos que o Real Madrid, campeão, que ainda atua neste domingo. Lionel Messi não marcou e terminou a competição com 50 gols, quatro a mais que Cristiano Ronaldo, na artilharia. Já o Bétis está em 13.º, com 47 pontos.
Esta foi a última partida de Guardiola à frente do time catalão no Espanhol. O treinador, que anunciou recentemente que deixaria o clube ao fim da temporada, ainda terá uma chance de conquistar seu último título, na final da Copa do Rei, que acontecerá no próximo dia 25.
Sem grande pretensões de ambos os lados, o jogo começou morno, mas o Barcelona abriu o placar aos 9 minutos, com Busquets, de cabeça. A reação do Bétis aconteceu no segundo tempo, depois que o brasileiro Daniel Alves foi expulso, por falta dura sobre Montero.
Aos 26 minutos, Rubén Castro recebeu boa bola e, ao melhor estilo Messi, tocou por cobertura. Apenas três minutos depois, o próprio Castro foi lançado novamente e tocou na saída de Valdés. Quando parecia que a derrota estava decretada, Keita empatou de cabeça, já nos acréscimos.
Ainda neste sábado, o Valencia encerrou sua campanha no Espanhol com derrota para a Real Sociedad, por 1 a 0, fora de casa. Assim, a equipe do brasileiro Jonas terminou com 61 pontos, na terceira colocação. Já a Real Sociedad é a 12.ª colocada, com 47 pontos.