Os nadadores Henrique Barbosa e César Cielo, mais uma vez, foram os destaques deste domingo, último dia de competições do Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro de Natação, que se realizou no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio. Eles conquistaram a medalha de ouro nas provas dos 100 metros peito e 100 metros livres, respectivamente, com novos recordes sul-americanos.

continua após a publicidade

Henrique, em especial, brilhou ao fazer novamente o melhor tempo do mundo no ano com 59s03, ficando a pouco mais de um décimo do recorde mundial – 58s91, do japonês Kosuke Kitajima. Recordista mundial nos 50 metros peito, Felipe França ficou em terceiro na prova.

“Nunca sonhei em estar tão próximo desse recorde. Quebrá-lo, mais do que um sonho, virou um desejo”, comemorou Henrique, que se disse surpreso com sua performance na prova, disputada pela manhã. “Eles anteciparam em meia hora o início da competição, o que dificultou ainda mais.”

Cielo também parecia ao mesmo tempo esfuziante e estupefato com o seu feito. Ele completou os 100 metros nado livre em 47s60, sete centésimos abaixo de sua melhor marca, conquistada nos Jogos de Pequim no ano passado.

continua após a publicidade

“Até agora não entendi direito o que fiz”, confessou o campeão olímpico nos 50 metros livre. “Fazer um tempo como esse tão cedo é surpreendente. Me assustei comigo mesmo. É um recado para os meus adversário no Mundial (de Roma, em Julho).”