BAR já estava sob suspeita

São Paulo – Desde o início do ano a BAR estava sob suspeita. Faltava apenas uma chance de pegar a equipe no flagra. Foi o que disse ontem em Barcelona o presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Max Mosley. ?O que eles fizeram foi primitivo, não teve sofisticação alguma. Nem parece coisa de Fórmula 1?, criticou o dirigente, que achou ?branda? a punição dada ao time por ter um tanque extra nos seus carros que funciona como lastro. A mamata foi descoberta após o GP de San Marino.

Anteontem, a BAR foi condenada a ficar duas corridas fora do Mundial e ainda perdeu os pontos que conquistara em Imola. O time ameaçou entrar na Justiça Comum para disputar o GP da Espanha, amanhã, mas desistiu. Empacotou tudo e se mandou do autódromo. A justificativa de Nick Fry, seu diretor: ?Não teríamos tempo para encontrar uma corte ou um tribunal. Mas vamos lutar para voltar a correr em Mônaco.?

Segundo Fry, o prejuízo da BAR, se ficar fora de dois GPs, pode bater na casa dos US$ 10 milhões. Jenson Button, seu primeiro piloto, quase caiu em depressão ontem. ?Nossas chances de ganhar o título acabaram.? Jenson, pelo menos, tem mais possibilidades, agora, de deixar o time e correr na Williams no ano que vem. Seu contrato prevê que se até agosto ele não tiver pelo menos 75% dos pontos do líder do campeonato, estará livre para mudar de equipe.

Mosley foi duro com a BAR. Disse que em janeiro uma fonte que ele não quis identificar, mas que seria ligada ao automobilismo nos EUA, entregou a equipe. ?Quem está realmente dentro da F-1 já suspeitava de alguma coisa. Havia rumores. Os caras são loucos de fazer uma coisa dessas. Não sei se fizeram no ano passado. Talvez devêssemos ter sido mais rigorosos nas checagens.?

A BAR foi vice-campeã em 2004. Na Corte de Apelações da FIA, quarta-feira, o time acabou sendo acusado de ?negligência e falta de transparência?. Mas se livrou de ser excluída do Mundial, como queria Mosley, porque não foi provado que agiu deliberadamente para burlar as regras.

O grid começa a ser definido hoje às 8h. A corrida, amanhã, tem largada às 9h (de Brasília).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo