O jogo entre Brasil e Inglaterra era válido pela primeira fase da Copa do Mundo de 1970, no México. As duas equipes ainda estavam se estudando, mas aos 10 minutos da primeira etapa uma defesa antológica que, para muitos especialistas, é a maior defesa já praticada em uma Copa do Mundo. Jairzinho levantou, Pelé subiu no terceiro andar cabeceando para o chão e o goleiro inglês Gordon Banks fez uma defesa espetacular evitando o gol brasileiro.No segundo tempo Jairzinho fez o gol que selou a vitória brasileira por 1 a 0.
Trinta e oito anos depois, o goleirão da Inglaterra pediu desculpas ao rei do futebol pela defesa que fez. As desculpas fazem parte de uma campanha de Pelé para ajudar o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, sediado em Curitiba.
Cada um dos 1.283 gols marcados pelo rei ao longo da sua carreira virou um moeda numerada. Com a venda das peças, a renda é revertida para o Instituto no Pequeno Príncipe. A estimativa é arrecadar cerca de R$ 5,5 milhões. Gordon Banks gostou da idéia e topou participar da promoção, admitindo arrependimento por aquela defesa, que poderia ter sido mais um gol e mais uma moeda na luta para ajudar o projeto que desenvolve pesquisas da área básica e clínica em doenças complexas da infância.
“Pessoas ao redor do mundo ainda se impressionam com aquela defesa. Se eu soubesse o quão importante seria esse gol hoje, eu não teria defendido aquela bola. Eu fico intrigado. Eu não sei como ou por que aquilo aconteceu. Desculpe, Pelé. Desculpe…”, disse Banks no vídeo da campanha promocional.