O Campeonato Brasileiro terá normas rígidas para o comportamento dos árbitros assistentes. Na última quinta-feira foi realizada a primeira reunião entre os ?bandeirinhas? paranaenses, quando Rogério Carlos Rolim, um dos mais experientes do quadro estadual, repassou a seus colegas o que foi explanado numa série de palestras na Granja Comary, centro de treinamentos da CBF, em Teresópolis (RJ). A intenção da Comissão Nacional de Arbitragem é aproximar ao máximo (se possível uniformizar) o trabalho dos assistentes, tanto nas atitudes quanto nos gestuais.

continua após a publicidade

O bandeirinha sempre foi um ?excluído? no futebol. Até a Copa do Mundo de 1990, na Itália, eles sequer tinham uma nomenclatura oficial da Fifa. ?A partir daquele ano, começamos a ser chamados de fiscais de linha, e logo depois viramos árbitros assistentes?, conta Rogério Carlos Rolim.

Mas, apesar da mudança de nome (e de uma crescente importância nas decisões de uma partida), os bandeiras ficaram à margem das orientações da entidade e da International Board, órgão responsável pela condução das regras do futebol. Até hoje, não houve um trabalho específico de uniformização do trabalho do árbitro assistente.

É este o mote do projeto conduzido pelo presidente da Conaf, Édson Rezende de Oliveira. ?A idéia é fazer com que haja uma sintonia entre o trabalho de todos os árbitros assistentes, inclusive no posicionamento de cada jogada?, conta Rolim, que foi um dos quatro parananenses que participaram da série de palestras em Teresópolis – os outros foram Gílson Bento Coutinho, Aparecido Donizete Santana e Altemar Roberto Domingues. Eles tiveram aulas teóricas e práticas. ?Chegamos a simular lances para que as reações de cada um fossem avaliadas. A partir de agora, nós vamos trazer para os outros colegas o que nos passaram na Granja Comary?, finaliza.

Eleição

continua após a publicidade

A Associação Paranaense de Árbitros de Futebol terá sua eleição no dia 17 de abril. Mas, até agora, nenhuma chapa foi inscrita. Os árbitros seguem se articulando para formar grupos que concorram à eleição e assumam a entidade, que teve a renúncia de Henrique França Triches e Héber Roberto Lopes.