Capitão da seleção alemã por um longo período, o meia Michael Ballack foi deixado de fora da lista de convocados pelo técnico Joachim Low para os dois primeiros confrontos da equipe nas Eliminatórias para a Eurocopa de 2012, divulgada nesta sexta-feira.
Low disse que tinha falado com Ballack em um “bom e confidencial” telefonema no qual concordaram que o meio-campista de 33 anos precisa de mais treinamentos para voltar à forma ideal, depois que uma lesão no tornozelo direito o deixou fora da Copa do Mundo da África do Sul.
O treinador convocou 17 jogadores que disputaram o Mundial, em que a Alemanha terminou na terceira colocação, para os confrontos contra Bélgica e Azerbaijão nos dias 3 e 7 de setembro, respectivamente. E a lista de 21 jogadores divulgada inclui um terceiro goleiro, Rene Adler.
Com a ausência de Ballack, Phillip Lahm vai manter a braçadeira de capitão, utilizada na Copa do Mundo. O defensor já anunciou que pretende continuar exercendo a função, o que causou mal-estar com o meio-campista.
Confira a lista de convocados da seleção alemã:
Goleiros: Manuel Neuer (Schalke), Tim Wiese (Werder Bremen) e René Adler (Bayer Leverkusen).
Defensores: Philipp Lahm (Bayern de Munique), Holger Badstuber (Bayern de Munique), Heiko Westermann (Hamburgo), Marcell Jansen (Hamburgo), Per Mertesacker (Werder
Bremen) e Sascha Riether (Wolfsburg).
Meio-campistas: Sami Khedira (Real Madrid), Mesut Özil (Real Madrid), Toni
Kroos (Bayern de Munique), Thomas Müller (Bayern de Munique), Bastian Schweinsteiger (Bayern de Munique), Marko Marin (Werder Bremen), Lukas Podolski (Colonia) e Christan Träsch(Stuttgart).
Atacantes: Cacau (Stuttgart), Mario Gómez (Bayern de Munique), Miroslav Klose
(Bayern de Munique) e Stefan Kiessling (Bayer Leverkusen).