A cidade de Baku, capital do Azerbaijão, um país rico em petróleo, se candidatou a receber os Jogos Olímpicos de 2020. O Comitê Olímpico do Azerbaijão disse nesta quinta-feira que apresentou a sua candidatura ao Comitê Olímpico Internacional (COI).
Assim, Baku junta-se a Madri, Roma, Tóquio, Istambul e Doha na disputa pela sede do evento. O prazo final para os comitês olímpicos nacionais apresentarem propostas é esta quinta-feira. O COI anunciará a lista de candidatos na sexta-feira.
Esta é a segunda candidatura olímpica seguida de Baku, que não conseguiu figurar entre a lista de finalistas para os Jogos de 2016. Porta-voz do comitê do Azerbaijão, Konul Nurulleyeva disse que a experiência adquirida com a candidatura fracassada ajudará a fortalecer a nova tentativa de Baku.
Nurulleyeva disse que um estádio já está sendo construída para os Jogos Olímpicos nos arredores de Baku e será concluída no próximo ano. Ainda não há detalhes específicos sobre o valor que a ex-república soviética está preparada para investir no projeto. O boxe, a luta greco-romana e o judô são os esportes com melhor desempenho olímpico do Azerbaijão.
Os dossiês completos das candidaturas devem ser entregues ao COI em janeiro. O comitê vai decidir em maio quais as cidades serão as finalistas. A cidade que vai sediar a Olimpíada de 2020 será definida em setembro de 2013 em Buenos Aires.