O Bahia largou na frente na briga por uma vaga na final da Copa do Nordeste. Em meio à paralisação do Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo na Rússia, o Bahia venceu o Ceará pelo placar de 1 a 0, em partida realizada nesta quinta-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, sob gritos de protestos contra diretoria da equipe cearense, que não vence há 15 jogos.

continua após a publicidade

O jogo marcou também a estreia do técnico Enderson Moreira, ex-América-MG, no comando do clube baiano. Ele quebrou um jejum de quase três meses sem vencer fora de Salvador, além de levar para casa uma vitória importante rumo ao título.

continua após a publicidade

As duas equipes voltam a se enfrentar no duelo de volta nesta terça-feira, às 21h45, desta vez na casa do Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Após o resultado, o clube baiano tem a vantagem de jogar por um empate, seja ele por qualquer placar. Já uma vitória magra do Ceará leva a decisão para os pênaltis. Para avançar direto à decisão, a equipe cearense terá que vencer por dois ou mais gols de diferença.

continua após a publicidade

O vencedor desta semifinal terá pela frente na decisão o ganhador de ABC x Sampaio Corrêa. O time do Maranhão venceu o primeiro duelo em casa por 1 a 0.

O início do jogo em Fortaleza prometia muita emoção. O time da casa chegou logo de cara com Elton. Ele invadiu a área e mandou rente ao gol de Anderson. Mas a resposta foi imediata. Mena recebeu de Nino Paraíba, dominou com o peito e chutou, meio desequilibrado, em cima do goleiro Everson.

Os lances, porém, resumiram o primeiro tempo. O jogo caiu de produção. O Bahia tinha um leve domínio, mas não conseguiu se sobressair contra o Ceará. Antes do apito final, uma última chance da equipe comandada por Enderson Moreira. Élber entrou na área do time cearense e tocou para Régis, que parou em mais uma defesa de Everson.

As equipes precisaram mudar ainda no primeiro tempo. Felipe Azevedo, pelo lado do Ceará, e Kayke, do Bahia, foram substituídos reclamando de dores musculares.

O Ceará voltou melhor para o segundo tempo e pressionou o Bahia em busca do primeiro gol. A bola de Naldo só não entrou porque a bola bateu na trave. Luidy também teve a chance de marcar, mas o chute de direita ficou na bela defesa de Anderson.

O Bahia esperava um contra-ataque para sair na frente. E quando o encaixou, obteve o resultado esperado. Aos 17 minutos, Gregore acelerou e tocou para Mena. O meia acionou Régis, que invadiu a área e deu de bandeja para Élber. Ele só empurrou para o fundo das redes.

Em vantagem, o Bahia passou a administrar a vantagem. O Ceará esboçou uma reação, mas ficou na cobrança de falta de Pio, que ficou com Anderson. Sobraram vaias para o time e protestos duros contra a diretoria do clube cearense, lanterna do Brasileirão com apenas cinco pontos e agora mais longe da final da Copa do Nordeste.