Bahia na rota do surfe mundial

As ondas até subiram para 1,5m no litoral norte baiano, mas um forte vento maral deixou as condições bem difíceis no primeiro dia do Billabong Costa do Sauípe WQS. Do total de 186 inscritos na 14.ª etapa do World Qualifying Series, noventa competiram ontem e dos 17 países que estão sendo representados na estréia da Bahia no circuito mundial de surfe profissional, nove participaram do primeiro dia de competições. A primeira fase reúne os atletas que não têm muitos pontos no ranking e 57 eram brasileiros, sendo 25 baianos.

Apesar da maioria e de estarem em casa, apenas cinco baianos se classificaram e Leonardo Hereda foi o primeiro a passar com vitória. Já os primeiros destaques foram o cearense Heitor Alves, que recebeu a maior nota do dia (8,0), e o australiano Dean McColl, que registrou a maior pontuação: 14,10 pontos de 20 possíveis. Ainda é pouco, já que as principais estrelas entram como cabeças-de-chave só na terceira fase, prevista para ser iniciada amanhã.

O evento tem nível 5 estrelas e oferece US$ 100 mil que começam a ser distribuidos justamente na terceira rodada. Para poder garantir um mínimo de 600 dólares de prêmio, os surfistas que entraram no primeiro dia vão ter que passar duas baterias. O baiano Leonardo Hereda participou do quarto confronto de ontem e derrotou o sul-africano Matthew Kruger, o australiano Sam Page, além do seu conterrâneo André Teixeira, que terminou em último na bateria.

Eram tantos baianos escalados na primeira fase, que dois competiram juntos em três baterias. Numa delas, a 11.ª, o cearense Heitor Alves arrancou a maior nota do dia, 8,0, para vencer a disputa e o maranhense Álvaro Bacana acabou barrando Dennis Tihara e Tito Cesar.

Derrota sentida

Uma das perdas mais sentidas pela torcida local e principalmente pela Costa do Sauípe, que o patrocina, foi a do baiano Danilo Couto. Ele reside no Havaí e já não participa mais de competições normais, pois especializou-se em pegar ondas grandes, mas veio prestigiar a estréia da Bahia no circuito mundial. ?Até comecei bem, liderando a bateria, mas as condições estão difíceis e faz muito tempo que eu não disputo campeonato nesse tipo de onda. Valeu a participação?, disse Danilo.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo