O cipriota Marcos Baghdatis, ex-número oito do mundo, se sagrou campeão do Torneio de Sydney, neste sábado, ao derrotar o francês Richard Gasquet por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/6 (7/2). Foi o quarto título da carreira do tenista, que ocupa atualmente a 42.ª posição do ranking da ATP.
A conquista do troféu logo em seu segundo torneio do ano – também jogou em Brisbane, na semana passada – aumenta a motivação de Baghdatis e marca sua recuperação no circuito, após passar boa parte da temporada passada se recuperando de lesões no punho e nas costas.
O tenista poderá confirmar sua reação no Aberto da Austrália a partir de segunda-feira. Baghdatis ganhou destaque no circuito justamente neste Grand Slam, em 2006, quando chegou à decisão. Neste ano, ele estreará diante do inexpressivo italiano Paolo Lorenzi.
Neste sábado, Baghdatis precisou superar Gasquet e a chuva para chegar ao título. O cipriota liderou o primeiro set desde o início, salvando apenas um break point. Mas só fechou a parcial depois que uma forte chuva interrompeu a partida. Os dois tenistas ficaram pouco mais um hora nos vestiários à espera do retorno do jogo.
Na segunda parcial, Gasquet mostrou reação e saiu em vantagem ao impor uma quebra sobre o rival. O francês chegou a sacar para fechar o set, mas Baghdatis obteve a quebra no momento decisivo e levou a parcial para o tie-break, quando foi mais consistente nas trocas de bola e garantiu o título.