A bielo-russa Victoria Azarenka venceu em sua estreia no Torneio de Tóquio, no Japão, nesta terça-feira. A ex-número 1 do mundo, atual 63º, avançou às oitavas de final da competição de nível Premier ao superar a local Kurumi Nara pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 7/5.
Tentando recuperar terreno circuito, a ex-líder do ranking mostrou irregularidade ao longo dos dois sets e acabou dando chances à rival, 125ª do mundo, que pouco aproveitou. A tenista da casa faturou quatro quebras de saque, porém sofreu seis, em incríveis 21 break points cedidos à favorita.
Na sequência, Azarenka vai enfrentar a australiana Ashleigh Barty, sétima cabeça de chave, que avançou nesta terça ao superar a norte-americana CoCo Vandeweghe por 4/6, 6/3 e 7/5. Se confirmar o favoritismo neste duelo, a bielo-russa poderá cruzar com a dinamarquesa Caroline Wozniacki, principal candidata ao título, nas quartas de final.
Na quadra dura de Tóquio, Azarenka retorna às quadras após fazer campanha modesta no US Open. Em Nova York, ela foi eliminada na terceira rodada pela norte-americana Sloane Stephens, que acabou se despedindo da torcida japonesa logo em sua estreia. A campeã do US Open de 2017 foi derrotada pela croata Donna Vekic por duplo 6/4.
Nas oitavas, a tenista da Croácia vai duelar com a britânica Johanna Konta, que avançou ao derrotar a canadense Gabriela Dabrowski por 6/2 e 6/0.
Ainda nesta terça, a norte-americana Alison Riske derrotou a canadense Eugenie Bouchard por duplo 6/4, enquanto a checa Barbora Strycova eliminou a casaque Zarina Diyas pelo mesmo placar.