A bielo-russa Victoria Azarenka tomou um grande susto logo em sua estreia na edição deste ano de Roland Garros, nesta segunda-feira, e se viu muito perto da eliminação diante da italiana Alberta Brianti. A líder do ranking mundial foi superada no primeiro set por 7/6, com 8/6 no tie-break, e depois chegou a estar perdendo por 4 a 0 na segunda parcial, mas conseguiu uma reação incrível ao virar para 6/4 e depois aplicar 6/2 na última parcial.

continua após a publicidade

Principal cabeça de chave do Grand Slam francês, Azarenka terá pela frente na segunda rodada a alemã Dinah Pfizenmaier, que nesta segunda bateu a francesa Caroline Garcia por 2 sets a 1, também de virada, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.

Essa foi a quarta vitória de Azarenka em quatro jogos diante de Brianti, anteriormente derrotada em sets diretos, sendo que ano passado a italiana levou uma surra de 6/0 e 6/1 da bielo-russa no Torneio de Luxemburgo. Desta vez, porém, ela se viu muito próxima de surpreender a adversária.

Azarenka abusou dos erros não-forçados – foram 60 ao total – e ainda cometeu seis duplas faltas. Desta forma, Brianti aproveitou seis de 11 chances de quebrar o saque da bielo-russa, que converteu nove de 17 break points. Porém, a líder do ranking mundial sofreu para ganhar o seu primeiro game no segundo set, quando perdia por 4 a 0, e só a partir dali fez valer de forma categórica o seu favoritismo. Pressionada, Brianti também passou a cometer muitos erros – ao total foram 44 não-forçados no jogo – e acabou sucumbindo.

continua após a publicidade

Vários outros jogos já foram encerrados nesta segunda-feira na primeira rodada de Roland Garros. Em um deles, a sérvia Jelena Jankovic, 19.ª cabeça e ex-líder do ranking mundial, venceu a austríaca Patricia Mayr-Achleitner por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 1/6, 6/1 e 7/5.

Com o triunfo na estreia, Jankovic enfrentará na segunda rodada a vencedora do confronto entre a casaque Ksenia Pervak e a norte-americana Varvara Lepchenko, também programado para esta segunda-feira.

continua após a publicidade

Já a eslovaca Dominika Cibulkova, 15.ª cabeça de chave, se garantiu na próxima fase em Paris ao superar a francesa Kristina Mladenovic por 2 sets a 0, com 6/2 e 6/1. Agora, na segunda rodada, ela terá pela frente a norte-americana Vania King, que na estreia passou pela casaque Galina Voskoboeva por 6/4 e 6/2.

ZVONAREVA DESISTE – Duas vezes finalista de Roland Garros, a russa Vera Zvonareva desistiu de disputar esta edição do Grand Slam, nesta segunda, por causa de uma lesão no seu ombro direito. Na condição de 11.ª cabeça de chave da competição, ela foi substituída pela casaque Sesil Karatantcheva, eliminada anteriormente na última rodada do qualifying e que terá a chance de estrear na chave principal contra a húngara Timea Babos.

Embora tenha herdado a vaga na chave principal, Karatantcheva está longe de ser uma novata em Roland Garros. Em 2005, ela avançou às quartas de final depois de ter eliminado a norte-americana Venus Williams na terceira rodada.

Outras tenistas que já asseguraram vaga na segunda rodada neste segundo dia da chave de simples feminina em Paris foram a norte-americana Lauren Davis, a espanhola Anabel Medina Garrigues, a bielo-russa Olga Govortsova e a taiwanesa Chan Yung-Jan.