A bielo-russa Victoria Azarenka deu nesta quarta-feira mais um importante passo na sua luta para conquistar pela primeira vez na carreira o título do US Open, o quarto e último Grand Slam da temporada. Mostrando enorme superioridade, a atual número 2 do ranking mundial da WTA derrotou a eslovaca Daniela Hantuchova por 2 sets a 0 – com parciais de 6/2 e 6/3, em 1 hora e 16 minutos – para avançar às semifinais da competição disputada em quadras rápidas na cidade de Nova York.

continua após a publicidade

Pela primeira vez na fase de quartas de final de um US Open desde 2002, Hantuchova, ex-top 10 e atualmente na 48.ª colocação do ranking mundial, tentou de tudo para parar Azarenka, mas não teve forças. Até conseguiu quebrar o saque da bielo-russa em três oportunidades – uma no primeiro set e duas no segundo -, só que a rival foi mais eficiente para devolvê-las e conseguir outras quebras para vencer.

Na semifinal, nesta sexta, Azarenka terá pela frente a italiana Flavia Pennetta, que está surpreendendo neste US Open. Ex-integrante do top 20 do ranking da WTA há algumas temporadas, hoje apenas em 83.º lugar, a tenista da Itália passou pelas compatriotas Sara Errani (cabeça de chave número 4), nas oitavas, e Roberta Vinci (13.ª do mundo), nesta quinta, nas quartas, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/1.

Mas a expectativa de Azarenka é mesmo disputar a final contra a norte-americana Serena Williams, que fará a outra semifinal contra a chinesa Na Li. Nesta temporada, a bielo-russa bateu a atual líder do ranking mundial em duas oportunidades – uma delas na decisão do Torneio de Cincinnati, nos Estados Unidos, no mês passado – e quer se vingar da derrota em três sets na disputa pelo título do US Open no ano passado.

continua após a publicidade