O Paraná Clube reformulou praticamente toda a sua comissão técnica. Além das chegadas do treinador Marcelo Oliveira e de seu auxiliar Cleocir Santos, o Tricolor também foi buscar o preparador físico Juvenílson de Souza.

continua após a publicidade

Mestre em educação física pela USP, ele atuará ao lado de outros três remanescentes – Rodrigo Rezende, Marcos Walczak e Fernando Gibran – na preparação física dos atletas, visando as disputas inicialmente do Paranaense e da Copa do Brasil. O organograma de treinamentos para a primeira fase da pré-temporada já foi estabelecido.

Mesmo com a largada do Estadual programada para o próximo dia 17 de janeiro – o Paraná estreia jogando em casa, frente ao Rio Branco (18h30) -a comissão técnica definiu a pré-temporada de amanhã até 24 de janeiro.

Neste período, o clube realizará no total três jogos, todos pela competição local. Além do representante parnaguara, o Tricolor vai encarar o Engenheiro Beltrão, no interior, e o Paranavaí, na Vila Capanema.

continua após a publicidade

Serão assim 20 dias de concentração total e poucas folgas na agenda dos atletas. É o período para a comissão técnica avaliar e conhecer o novo grupo que está sendo formado.

Reforços mineiros?

continua após a publicidade

Além das contratações já anunciadas, o Paraná ainda negocia mais uma série de contratações, que podem chegar a sete, caso a parceria com o Atlético Mineiro vingue.

Com tantas caras novas e outros tantos remanescentes, a comissão técnica terá que agir rápido para detectar as individualidades do elenco e estabelecer o quanto antes uma equipe-base para os primeiros desafios de uma temporada de provações para o Tricolor.

Afinal, depois de dois anos relegado à Série B, o clube precisa dar uma resposta ao seu torcedor. Um quadro agora potencializado com a queda do Coritiba, o que coloca rivalidade local nessa caminhada de resgate para os paranistas.

Programação

Nessa corrida contra o tempo, não haverá folga e logo após a reapresentação – às 9h, na Vila Capanema – já têm inicio as avaliações físicas e clínicas. Um processo que será executado ao longo dos três primeiros dias de pré-temporada, em grupos previamente estabelecidos.

Desta forma, quem não estiver sendo testado, estará trabalhando fisicamente. Treino com bola mesmo, somente na quinta à tarde. A partir do dia 7, as manhãs serão preenchidas com treinamentos físicos e as tardes com trabalhos técnicos, aí sim sob a supervisão de Marcelo Oliveira e Cleocir Santos.

O único período de descanso para os atletas ocorrerá no domingo à tarde, com o fechamento do primeiro ciclo de preparação. A segunda semana também tem um início intenso, com atividades em dois períodos até quarta, intercalando treinos físicos e técnicos.

A partir de quinta, a carga é reduzida, já visando a partida do dia 17, frente ao Rio Branco. Assim, nos três últimos dias antes da largada do Paranaense-2010, os trabalhos serão exclusivamente com bola.

Toda a preparação do time está programada para o Ninho da Gralha, em Quadro Barras, onde o grupo também ficará concentrado, utilizando as novas instalações do complexo construído para as categorias de base do azul, vermelho e branco.