O Avaí ultrapassou a marca dos 40 ponto com uma vitória por 2 a 1, de virada, sobre o Goiás, neste sábado, em Florianópolis. A partida da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro encerrou um jejum de vitórias da equipe catarinense que já durava quatro partidas.
Com 43 pontos, o Avaí está a uma vitória de consolidar seu principal objetivo no primeiro ano de participação na Série A: afastar qualquer possibilidade de rebaixamento para a Série B.
A primeira metade da etapa inicial foi marcada pela forte marcação, com as equipes concentrando o jogo no meio de campo. Tanto o Avaí quanto o Goiás mantiveram-se com dificuldades de chegar ao ataque. Mesmo com limitações na criação de jogadas, o Goiás saiu na frente aos 15 minutos, após uma cobrança de escanteio efetuada pelo meia Léo Lima que o zagueiro Leandro Euzébio complementou.
Aos 31 minutos, veio a primeira grande chance da equipe catarinense, quando o atacante Leonardo, precipitado, recebeu e chutou fraco para a defesa do goleiro Harlei. Cinco minutos depois, outra grande oportunidade de empatar foi contida por uma excelente defesa do goleiro goiano. Nos minutos finais da etapa, o Avaí ampliou a pressão, porém a equipe esmeraldina mostrou eficiência para segurar o resultado.
Sem mudar o ritmo, o Avaí voltou para o segundo tempo determinado e conseguiu empatar logo aos sete minutos. O volante Léo Gago, meio sem querer, cruzou e a bola ganhou efeito, enganando o goleiro Harlei. A virada veio numa jogada de contra-ataque iniciada pelo goleiro Eduardo Martini. Leonardo recebeu e saiu em disparada, fez a assistência para o meia Marquinhos fazer o segundo aos 16 minutos.
O jogo ficou ainda mais dinâmico. O técnico Hélio dos Anjos, inconformado com a desvantagem, ousou com a retirada de um zagueiro para a entrada do Fernandão, o que possibilitou mais ofensividade.
Contra as investidas do Goiás, o Avaí redobrou a marcação e, na raça, consolidou a vitória. O time chegou aos 43 pontos e volta a jogar no domingo, dia 25, diante do Sport, em Florianópolis. Já o Goiás, que recebe o Fluminense, também no próximo domingo, se manteve com 46 pontos na tabela de classificação.
Ficha técnica:
Avaí 2 x 1 Goiás
Avaí – Eduardo Martini; Rafael, Augusto, Émerson; Luís Ricardo (Carlos Eduardo), Ferdinando, Léo Gago, Marquinhos, Assis (Medina) e Eltinho; Leonardo (Cristian). Técnico: Silas.
Goiás – Harlei; Vitor, Leandro Euzébio, Henrique (Fernandão) e Ernando; Romerito, Everton, Léo Lima e Amaral; Iarley e Felipe (Bruno Meneghel). Técnico: Hélio dos Anjos.
Gols – Leandro Euzébio, aos 15 do primeiro tempo; Léo Gago aos 7 e Marquinhos aos 16 do segundo tempo.
Árbitro – Wilson de Souza Mendonça (PE).
Assistentes – Márcia Lopes Caetano (RO) e Ubirajara Ferraz Jota (PE).
Cartões amarelos – Emerson (Avaí); Henrique, Leandro Euzébio, Léo Lima (Goiás).
Público – 7.690
Renda – não divulgada.
Local – Estádio da Ressacada, sábado, 17, em Florianópolis.