A terceira derrota seguida em três jogos como treinador do São Paulo fez com que o técnico Paulo Autuori mudasse suas prioridades para erguer o time. Em sua apresentação, há duas semanas, ele planejava montar a defesa e, em seguida, os outros setores. Depois da queda para o Cruzeiro – a sétima seguida do time -, ele afirma que o lado emocional é o mais importante. “O time está emocionalmente muito abalado. A situação é muito difícil”, reconhece o treinador.
Para recuperar o lado emocional dos jogadores, Autuori tem conversado e promovido várias alterações durante o jogo para diminuir a pressão. “Quando o time leva um gol, muitos jogadores desistem de lugar. Isso precisa mudar. Se não mudar, vou começar a mudar as peças”, disse o treinador. Neste sábado, Autuori trocou Luis Fabiano por Aloísio e Osvaldo por Silvinho.
A sequência de jogos deve dificultar a recuperação psicológica dos jogadores. Nos próximos jogos, o São Paulo vai enfrentar Internacional e Corinthians. Nos dias 31 de julho e 1.º de agosto, o São Paulo vai disputar a Copa Audi, em Munique, contra Bayern, Milan e Manchester City. No dia 3, vai enfrentar o Benfica pela Copa Eusébio, em Lisboa, e, no dia 7 de agosto, a equipe enfrentará o Kashima Antlers, em Tóquio, pela Copa Suruga. “Não posso dar esses jogos como desculpa. Não posso fugir das minhas responsabilidades. Quando cheguei, sabia que esses jogos estavam marcados”, disse Autuori.