Começa hoje no Autódromo Internacional de Curitiba a temporada 2006 do automobilismo nacional, com a realização das primeiras etapas da Fórmula Renault, Fórmula 3 Sul-Americana e Copa Renault Clio. Os organizadores do evento ainda vão apresentar para o público paranaense uma nova modalidade, a fórmula Super Clio, que nesta etapa não vai contar pontos, mas durante o ano pretende concorrer com a Stock Car nacional.
Ontem, as diversas equipes que estão em Curitiba, apresentaram seus carros com poucas modificações, mas com algumas boas novidades entre os pilotos. Destaque para o adolescente de Guarapuava, Cláudio Cantelli Jr, de apenas 16 anos, que, em um dos treinos oficiais da Fórmula Renault, obteve o segundo melhor tempo, marcando 1min20s169, velocidade média de 165.924 km por hora. "No primeiro treino da manhã eu fiz o sexto tempo, mas andei poucas voltas porque quebrou a embreagem do carro.
A equipe trabalhou rapidamente, trocou tudo em menos de duas horas e à tarde fui melhor ainda."
Os pilotos da Fórmula Renault, assim como da Fórmula 3 sul-americana, irão correr duas etapas neste final de semana. Uma hoje à tarde e outra amanhã. Já os pilotos da Copa Clio disputam apenas a primeira etapa neste domingo. Dezessete carros foram inscritos na Fórmula Renault, vinte e nove na Copa Clio e apenas treze na Fórmula 3 sul-americana.
A pole position para a primeira etapa da Fórmula 3 sul-americana foi conquistada pelo paulista Diego Nunes da equipe Bassani Racing, com o tempo de 1min13s484, velocidade média de 181.01 km por hora. Em segundo lugar ficou Luiz Razia de Brasília, equipe Dragão Motorsport (1min13s612).
Os treinos de classificação para primeira etapa da Fórmula Renault foram emocionantes, pois dois estreantes roubaram a cena. O gaúcho e estreante Vinicius Quadros obteve a pole position com o tempo de 1.19.252. Em segundo lugar ficou o veterano (quarta temporada na categoria) paulista Douglas Soares com 1.19.538 e em terceiro outro estreante, Cláudio Cantelli, que marcou 1.19.566.
Vinicius Quadros de 18 anos correu no kart no ano passado e estava emocionado em sua primeira corrida num carro de fórmula. "Eu me adaptei muito bem ao carro, o trabalho da equipe foi excelente e achei esta pista sensacional", disse o piloto.
O guarapuavano Cantelli Jr também ficou feliz com o terceiro lugar."No ano passado fui campeão brasileiro de kart, mas correr num Renault me deixou bem contente. Pena que o pedal do freio quebrou na primeira volta do treino, mas terceiro já está muito bom", contou.
Punido
Quem se deu mal foi Razia. Mesmo tendo feito o melhor tempo na sessão, ele foi penalizado e vai largar em segundo na F-3. "Não vi quando os comissários agitaram a bandeira vermelha e passei reto pela entrada dos boxes. Como deveria ter parado nesse momento, fui penalizado com a perda da minha melhor volta e fiquei em 2.º. O carro está bom e, por isso, não creio que perder a pole vá me impedir de brigar pela vitória." A programação prevê para amanhã as segundas baterias das duas categorias.