O piloto australiano Will Power, da equipe Penske, superou a chuva, as confusões durante a prova e o favoritismo dos adversários para conquistar a vitória na estreante etapa de São Paulo da Fórmula Indy, neste domingo, no circuito de rua do Anhembi. O melhor brasileiro foi Vitor Meira (AJ Foyt), que terminou em terceiro lugar – chegou atrás também do norte-americano Ryan Hunter-Reay (Andretti).
Os dois brasileiros que eram favoritos à vitória enfrentaram diversos problemas durante a prova deste domingo. Assim, Hélio Castroneves (Penske) conseguiu apenas o nono lugar, enquanto Tony Kanaan (Andretti) ficou em décimo. Outro destaque do Brasil foi Raphael Matos, que conseguiu a quarta posição pela estreante equipe De Ferran/Luczo Dragon, que pertence ao ex-piloto Gil de Ferran.
A reforma de última hora na reta do Sambódromo, para tornar o concreto mais aderente, deu certo. Assim, os pilotos passaram a acelerar ao máximo neste trecho do circuito de rua do Anhembi, o que não tinha acontecido no sábado – por conta disso, o treino de classificação foi adiado para acontecer neste domingo. Mas os reparos emergenciais tiveram um inconveniente: a poeira que ficou na pista. A visibilidade foi quase zero para os torcedores e os pilotos.
Por causa disso, a corrida já começou com um forte acidente. O japonês Takuma Sato (KV) retardou a freada na entrada do S do Samba, logo após a largada, e provocou uma sequência de batidas. A mais grave envolveu o brasileiro Mario Moraes (KV), cujo carro foi parar em cima do norte-americano Marco Andretti (Andretti). Foram precisos quase dez minutos para a retirada do piloto dos Estados Unidos, que nada sofreu.
A chuva também foi um tema recorrente neste domingo no circuito do Anhembi. Antes da largada, alguns pingos caíram e preocuparam os pilotos. Mas, a partir da volta número 30, começou a chover forte. Neste momento, Tony Kanaan, que tinha rodado minutos antes, foi atingido pelo carro do canadense Alex Tagliani (Fazzt), que, por sua vez, tinha sido atingido pelo do inglês Dan Wheldon (Panther). Esse acidente acabou tirando as chances de vitória do brasileiro.
Com a pista molhada, os pilotos tinham dificuldades para manter o carro no trajeto. Foram quase vinte minutos de água pesada, o suficiente para mudar o panorama da corrida. A norte-americana Danica Patrick e o brasileiro Mário Romancini, entre outros, acabaram perdendo o controle do carro. Diante disso, a direção da prova resolveu interromper a disputa na 35ª volta, até que melhorassem as condições do tempo.
A paralisação durou 38 minutos. Com o calor e o fim da chuva, a pista começou a secar rapidamente. Faltavam 42 minutos ou 38 voltas para completar – o que fosse atingido primeiro determinaria o fim da prova. Naquela altura, o australiano Ryan Briscoe assumiu a ponta, mas errou a freada à frente da saída dos boxes e foi parar nos pneus. Aí, Will Power acabou ficando com a vitória.
A segunda etapa da temporada da Fórmula Indy acontecerá em São Petersburgo, nos Estados Unidos, no dia 28 de fevereiro.
Confira a classificação final da prova:
1) Will Power (AUS/Penske) – 1h29min5263, em 61 voltas
2) Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti) – a 1s8581
3) Vitor Meira (BRA/AJ Foyt) – a 0s7094
4) Raphael Matos (BRA/De Ferran/Luczo Dragon) – a 10s4235
5) Dan Wheldon (ING/Panther) – a 10s8883
6) Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi) – a 11s3473
7) Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi) – a 11s3473
8) Mike Conway (ING/Dreyer&Reinbold) – a 12s1654
9) Hélio Castroneves (BRA/Penske) – a 12s7411
10) Tony Kanaan (BRA/Andretti) – a 13s4850
11) Justin Wilson (ING/Dreyer&Reinbold) – a 13s9193
12) EJ Viso (VEN/KV) – a 16s9090
13) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer&Reinbold) – a 19s6451
14) Ryan Briscoe (AUS/Penske) – a 1min14s9191
15) Danica Patrick (EUA/Andretti) – a 1 volta
16) Simona de Silvestro (SUI/HVM) – a 3 voltas
Não completaram a prova:
Mario Romancini (BRA/Conquest), volta 46, acidente
Alex Lloyd (ING/Dale Coyne), volta 39, acidente
Alex Tagliani (CAN/Fazzt), volta 28, acidente
Hideki Mutoh (JAP/Newman Hass), volta 27, acidente
Milka Duno (VEN/Dale Coyne), volta 20, acidente
Takuma Sato (JAP/KV Racing), volta 1, acidente
Marco Andretti (EUA/Andretti), volta 1, acidente
Mario Moraes (BRA/KV Racing), volta 1, acidente