A Federação de Futebol da Austrália confirmou neste domingo (1º) a candidatura para sediar a Copa do Mundo de 2018 ou de 2022. As duas competição terão as sedes anunciadas em conjunto pela Fifa, que receberá as inscrições até esta segunda-feira.
“Enviamos uma manifestação de interesse da Austrália em sediar tanto o Copa do Mundo de 2018 quanto a de 2022”, afirmou o presidente da federação, Frank Lowy. “Isso marca o início de uma longa jornada, não apenas para o futebol, mas para a Austrália, até nós descobrirmos o resultado final em dezembro do ano que vem”.
“Sabemos que temos a capacidade, a experiência e o conhecimento para que a Copa do Mundo seja um sucesso”, afirmou, confiante. Além da Austrália, Inglaterra, Rússia, Indonésia, Japão, Catar, China, México e Estados Unidos se candidataram para sediar os eventos.
Na sexta-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que a entidade não aceitará candidaturas conjuntas para as Copas de 2018 e 2022. Assim, a Fifa frustrou os planos da Espanha, que pretendia se unir a Portugal, e da Holanda, que formaria parceria com a Bélgica para receber o evento esportivo.