Hoje, depois de dez etapas, a Temporada 2004 do Campeonato Europeu de Turismo, ou ETCC, como também é muito conhecida a competição, chegou ao seu fim, no Autódromo de Dubai, nos Emirados Árabes. Numa disputa bastante acirrada, o piloto brasileiro, responsável pelo carro número 3 da Alfa Romeo, Augusto Farfus Júnior, de 21 anos, terminou a primeira prova na quarta colocação, depois de se envolver num acidente ainda na largada e cair para a oitava posição.
Apesar do lastro de 30 kg no carro ? segundo o regulamento do ETCC, os três primeiros colocados na etapa anterior precisam carregar 30, 20 e 10 kg, consecutivamente, -, o brasileiro veio ganhando novamente as posições até cruzar a linha de chegada na quarta colocação. “Estava muito quente, o que atrapalha demais o rendimento do carro. E pra gente, dentro do carro, estava mais ou menos, 70 graus, é muito calor. E com 30 kg de peso, isso atrapalha ainda mais”, comenta.
Depois, na segunda bateria, os acidentes marcaram o final da temporada 2004. Já na largada, uma capotagem do Peugeot do piloto Jan Magnussen, suspendeu a largada por meia hora. Com as batidas, a Alfa Romeo do brasileiro foi atingida, ficando comprometida para a prova, o que foi percebido ao longo da corrida. Na quarta volta, o carro começou a dar sinal de que não agüentaria chegar até o final quando a porta direita abriu, obrigando o piloto do Paraná, depois de uma volta, a entrar no box e conserta-la, já que estava quebrada. Ali, a chance de fechar o ano com mais um pódio terminou para o brasileiro.
“Estou satisfeito porque sei que fiz uma temporada boa. Foi meu primeiro ano numa categoria como essa e fechei entre os seis primeiros. A Alfa Romeo conheceu o meu trabalho, mostrei o que sei fazer e acho que todos ficaram realmente entusiasmados com o meu desempenho”, diz Augusto, que, com os seus 54 pontos e o sexto lugar na tabela, deixou para trás pilotos experientes como o espanhol Jordi Gene, o alemão Frank Diefenbacher, o italiano Alessandro Zanardi, entre outros. O título de 2004 ficou com o inglês, piloto da BMW, Andy Priaulx, de 30 anos, que, com 111 pontos, abocanhou a taça.