Além de ter sido o primeiro brasileiro a vencer no DTM, Augusto Farfus Jr. também se tornou o primeiro a liderar o importante Campeonato Alemão de Turismo, ao conquistar a vitória da primeira etapa da temporada, ontem. Essa foi a terceira corrida consecutiva que o brasileiro subiu ao pódio e sua segunda vitória na categoria.
O curitibano completou em primeiro lugar as 42 voltas de uma corrida que teve um início movimentado, no autódromo de Hockenheim. Na largada, o pole Timo Scheider, da Audi, manteve a liderança com Farfus colado segundo no mesmo ritmo durante as primeiras quatro voltas, quando o brasileiro conseguiu a ultrapassagem. Na volta seguinte, o Safety Car foi acionado devido às chamas no carro do francês Adrien Tambay, que com problemas no seu Audi o estacionou ainda na pista antes da entrada do complexo chamado de “Estádio”, no último trecho da pista.
Com a intervenção, os líderes optaram por fazer a primeira das duas paradas obrigatórias. Após um pit-stop de 3.3s, Farfus voltou na terceira posição atrás de Scheider e do estreante alemão Pascal Wehrlein, da Mercedes, que optou por não parar. A relargada aconteceu na 8ª volta, e aí veio a parte dura da corrida para o brasileiro. Com uma estratégia diferente da maioria, Augusto teve de gerenciar o desempenho dos pneus duros e, como esperado, não conseguia manter o mesmo ritmo em comparação aos pilotos com pneus macios e aos poucos foi perdendo posições e espaço para os ponteiros. Mas era uma questão de paciência e tempo. Na volta 24, a equipe RBM chamou o curitibano para sua segunda e última parada obrigatória, recolocando os pneus macios, o que proporcionou melhor performance à BMW M3 de Farfus.
A partir daí a corrida virou a favor do brasileiro. Já tendo usado os pneus duros e cumprido o regulamento que obriga o uso dos dois compostos -, Augusto pôde imprimir ritmo forte e fez a estratégia funcionar com tempos de volta cerca de um segundo mais rápidos que os principais rivais, recuperando espaço para assumir a liderança na volta 32.
Vitória mais que festejada pelo curitibano, que agora lidera o campeonato com 25 pontos contra 18 do seu companheiro de montadora Werner e 15 de Vietoris. Augusto defenderá a liderança em Brands Hatch, na Inglaterra, daqui a duas semanas, quando o DTM volta à pista no histórico circuito inglês.