Audi tem desafio nas 24 Horas de Le Mans

A temporada 2005 é a sétima e última para um dos mais bem-sucedidos protótipos das 24 Horas de Le Mans de todos os tempos: o Audi R8 LMP 900. Construído em fibra de carbono e com motor V8 de 3.6 litros, que rende cerca de 610 cavalos, o R8 já venceu a severa prova de longa distância da França quatro vezes (em 2000, 2001, 2002 e 2004). Se vencer este ano, será o primeiro carro a ganhar cinco vezes a tradicional prova em toda a sua história. Hoje, está igualado ao famoso Porsche 956, que conquistou quatro vitórias na década de 80 (82, 83, 84 e 85) e ao Alfa Romeo 8C, maior vencedor na década de 30 (31, 32, 33 e 34). O lendário Ford GT40 foi bicampeão na década de 60 (68 e 69) e o Jaguar Type D tri na década de 50 (55, 56 e 57).

O desafio do Audi neste sábado e domingo, porém, é chegar ao pentacampeonato enfrentando um regulamento mais restrito em se tratando de performance. Este ano em Le Mans, os R8 estarão 50 quilos mais pesados que nos anos anteriores e com 30 cavalos a menos de potência.

A Audi será representada em Le Mans por duas equipes particulares e três carros. Dois R8 são da equipe American ADT Champion: um com o dinamarquês Tom Kristensen, o alemão Marco Werner e o finlandês J. J. Lehto; o outro com o alemão Frank Biela, o italiano Emanuele Pirro e o inglês Allan McNish. O terceiro é um time puramente francês (Audi Playstation Oreca), que terá um R8 pilotado por Franck Montagny, Jean-Marc Gounon e Stephane Ortelli.

O histórico de vitórias do R8 não se restringe a Le Mans. Em março deste ano, nas 12 Horas de Sebring, nos Estados Unidos, corrida de abertura da temporada 2005 de endurance, a Audi celebrou a sexta vitória consecutiva, com dobradinha no pódio. Os dois Audi superaram em 20 voltas o MG Lola, terceiro colocado. Desde março de 2000, o Audi R8 tem se mantido imbatível em Sebring.

Em Le Mans, o R8 fez sua estréia em 1999, conquistando o terceiro lugar na corrida. No ano seguinte, festejava a primeira vitória sob comando do piloto Tom Kristensen. Em 2001, 2002 e 2004 voltou a repetir o triunfo. Na última temporada, conquistou ainda o título da American Le Mans Series, da Le Mans Endurance Series, novamente as 12 Horas de Sebring, e ainda os 100 km de Monza, Nürburgring e Silverstone.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo