Quatro campeãs de Grand Slam se despediram da chave feminina de Roland Garros neste domingo. A norte-americana Venus Williams, que buscava seu primeiro título em Paris, a australiana Samantha Stosur, a russa Svetlana Kuznetsova e a espanhola Garbiñe Muguruza, atual campeã em Paris, foram eliminadas nas oitavas de final.

continua após a publicidade

Quarta cabeça de chave, Muguruza foi superada pela local Kristina Mladenovic em jogo movimentado na quadra Suzanne Lenglen. Maior esperança da torcida francesa na chave feminina, a número 14 do mundo correspondeu às expectativas e derrotou a espanhola por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 3/6 e 6/3.

continua após a publicidade

A partida foi marcada por 62 erros não forçados, sendo 33 somente para Muguruza. Mladenovic se impôs e quadra com seis quebras de saque, contra apenas três da rival. Com a vitória, a francesa garantiu lugar nas quartas de final. Antes desta edição, ela nunca havia passado da terceira rodada em Roland Garros.

continua após a publicidade

Sua adversária será a suíça Timea Bacsinszky, que foi a responsável pela eliminação de Venus Williams pelo placar de 5/7, 6/2 e 6/1. A tenista da Suíça contou com os 45 erros não forçados da ex-número 1 do mundo para faturar oito quebras de serviço e encaminhar a vitória.

A dinamarquesa Caroline Wozniacki e a letã Jelena Ostapenko também avançaram a partir de vitórias sobre campeãs de Grand Slam. A ex-número 1 do mundo superou Svetlana Kuznetsova em três sets: 6/1, 4/6 e 6/2. Com o triunfo sobre a campeã de Roland Garros de 2009, Wozniacki voltará a disputar uma fase de quartas de final em Paris após sete anos.

Sua próxima rival será justamente Jelena Ostapenko, algoz da australiana Samantha Stosur com parciais de 2/6, 6/2 e 6/4, em duas horas de partida. A vencedora do confronto entre Wozniacki e Ostapenko enfrentará na semifinal a vitoriosa de Mladenovic x Bacsinszky. Com os resultados deste domingo, Roland Garros terá uma campeã inédita na chave feminina.

TERCEIRA RODADA – Ainda pela rodada anterior, atrasada em razão da chuva de sábado, a checa Karolina Pliskova e a ucraniana Elina Svitolina avançaram às oitavas de final. Tenista mais bem ranqueada do torneio, após a queda de outras favoritas, Pliskova disparou 34 bolas vencedoras para despachar a alemã Carina Witthoeft por 7/5 e 6/1.

Na sequência, a checa vai enfrentar a paraguaia Veronica Cepede Royg que venceu duelo sul-americano contra a colombiana Mariana Duque por 3/6, 7/6 (7/2) e 6/3. Curiosamente, as duas tenistas e mais a brasileira Beatriz Haddad Maia eram as únicas três representantes da América do Sul na chave de simples feminina.

Elina Svitolina, número seis do mundo, venceu neste domingo a polonesa Magda Linette por 6/4 e 7/5. Nas oitavas, a campeã de Roma vai duelar com a surpreendente croata Petra Martic. Vindo do qualifying, a número 290 do mundo precisou de apenas 49 minutos para arrasar a letã Anastasija Sevastova, 17ª cabeça de chave, por duplo 6/1.