Atual campeã, a Espanha arrancou o empate com a Suíça nesta sexta-feira, no primeiro dia da rodada de estreia da Copa Davis. Os espanhóis saíram atrás no início do duelo, mas igualaram em 1 a 1 na série melhor-de-cinco com a vitória de David Ferrer sobre Marco Chiudinelli.
Stanislas Wawrinka deixou os suíços na frente ao vencer o disputado duelo com Nicolas Almagro por 3 sets a 2, com parciais de 3/6, 6/4, 3/6, 7/5 e 6/3, em quatro horas de partida. Na sequência, Ferrer entrou em quadra e equilibrou o confronto. Superou Chiudinelli por 3 sets a 0, parciais de 6/2, 7/6 (7/5) e 6/1.
A disputa será desempatada no sábado com o jogo de duplas entre Tommy Robredo e Marcel Granollers e Wawrinka e Yves Allegro. No domingo, Ferrer vai encarar Wawrinka, partida que será seguida do confronto entre Almagro e Chiudinelli. As duas equipes não contam com seus principais tenistas. O número 1 Roger Federer pediu dispensa, enquanto Rafael Nadal se recupera de lesão.
Ainda nesta sexta, a equipe da Croácia abriu vantagem no duelo com o Equador, que eliminou o Brasil nos playoffs do ano passado. Dessa vez, os irmãos Lapentti não resistiram ao bom momentos dos rivais.
Ivo Karlovic abriu a série diante de Nicolas Lapentti. Aplicou 36 aces e levou o primeiro duelo por 3 sets a 2, com parciais de 6/2, 5/7, 6/7 (2/7), 6/3 e 6/4, em 3h45min. Depois, Marin Cilic superou Giovanni Lapentti com mais tranquilidade. Venceu por 3 sets a 0, parciais de 6/4, 6/3 e 6/3.
No sábado, os irmãos equatorianos tentarão reduzir a vantagem dos croatas ao formar a dupla que enfrentará Ivan Dodig e Antonio Veic. No dia seguinte, Nicolas terá pela frente Cilic e Giovanni vai encarar Karlovic.