A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) voltou atrás neste domingo e negou a classificação antecipada do checo Tomas Berdych para a disputa do ATP Finals, que reunirá os oito melhores tenistas da temporada, a partir do dia 20, em Londres.
Em correção anunciada neste domingo, a entidade pede desculpas pelo erro nos cálculos e informa que o checo ainda não está matematicamente classificado. Desta forma, ainda restam três vagas para o torneio que encerra a temporada.
A ATP havia confirmado a vaga do checo na tarde de sábado, depois que Juan Martín Del Potro foi eliminado na semifinal do Torneio de Valência. A entidade alegava que o resultado pôs fim às chances de classificação do argentino.
Com a correção dos dados, Del Potro segue com chances matemáticas de competir em Londres, assim como o espanhol Nicolas Almagro, o sérvio Janko Tipsarevic e os franceses Gilles Simon e Gael Monfils. Os favoritos, contudo, são o próprio Berdych, o francês Jo-Wilfried Tsonga e o norte-americano Mardy Fish.
Estas últimas três vagas serão definidas nesta semana no Masters 1000 de Paris. Os classificados vão se juntar a Novak Djokovic, Rafael Nadal, Andy Murray, Roger Federer e David Ferrer, já garantidos no ATP Finals.