A equipe australiana de atletismo decidiu não participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, em agosto, não por questões políticas, mas pela preocupação com a poluição e seus possíveis efeitos na saúde e no bem-estar de seus atletas.
É tradição que nadadores e ciclistas faltem à cerimônia, já que competem logo no dia seguinte, mas a Athletics Australia retirou da festa toda a sua equipe, concentrada em Hong Kong, mesmo com suas competições começando apenas na segunda semana dos Jogos.
O diretor de performance da Athletics Australia, Max Binnington, confirmou a preocupação com o impacto sobre os atletas da poluição do ar da capital chinesa.
"Alguns de nossos atletas voltaram de um evento de teste e um deles ficou 10 dias fora dos treinamentos devido a problemas respiratórios. Não queremos que os nossos garotos assumam riscos daquele gênero", disse ele.
Binnington disse compreender plenamente que, para os atletas, será uma grande desilusão deixar de participar da cerimônia de abertura.
"Ao final serão medidos por suas performances nos Jogos, e isso é absolutamente crítico tanto para eles que para nós", disse.
"A longo prazo irão lembrar mais de seus resultados que da cerimônia. Ou seja, iremos vê-la pela televisão em Hong Kong", continuou Binnington.
O Comitê Olímpico Australiano deixou para as delegações e treinadores a decisão de participar ou não do desfile de abertura.