Melhor ataque é a defesa

Zaga do Atlético vem sendo decisiva no Brasileirão

Em sexto lugar na classificação do Campeonato Brasileiro, com 20 pontos, apenas dois a menos que o Santos, o quarto colocado, o Atlético vem subindo de produção, e, consequentemente, ganhando posições na tabela, muito por conta da defesa. Sexto time menos vazado na competição, ao lado do Grêmio, com apenas 14 gols sofridos, o Furacão vem recuperando a mesma força que o setor apresentou na reta final do Campeonato Paranaense.

Nos últimos cinco jogos, o Rubro-Negro sofreu apenas um gol, na derrota por 1×0 para o Coritiba, no Couto Pereira. Nas outras quatro partidas, a zaga passou intacta. Foi a equipe que teve o melhor desempenho nestas rodadas. Como um comparativo, o segundo time que menos sofreu gols neste mesmo período foi o Coritiba, com três gols, seguido pelos líderes Palmeiras e Corinthians, que levaram quatro, e do Atlético-MG, com cinco.

Nesta sequência, o Atlético somou três vitórias (1×0 sobre Santos e América-MG e 2×0 sobre o Grêmio, todos na Arena), um empate (0x0 com a Chapecoense, fora de casa) e uma derrota (1×0 para o Coritiba), somando 10 pontos e ficando atrás apenas de Palmeiras e Corinthians, que somaram 12 (quatro vitórias e uma derrota), e do Atlético-MG, que fez 13 (quatro vitórias e um empate).

O desempenho defensivo poderia ser até melhor nos números gerais. Isto porque dos 14 gols sofridos ao longo da competição, metade o Furacão levou em apenas duas partidas, no 4×0 para o Palmeiras logo na estreia no Brasileirão, e no 3×2 sofrido para a Ponte Preta, na oitava rodada, justamente o último confronto antes desta boa sequência. A goleada na primeira rodada, inclusive, explica o fato de o Rubro-Negro estar em sexto, mas ter o saldo negativo de -1, uma vez que vence ou perde seus jogos por placares pequenos. Tanto que marcou apenas 13 gols em 13 rodadas, mas que foram feitos em apenas nove jogos.

Melhor ataque é a defesa

Destes 13 gols, a defesa teve participação em três deles, com os zagueiros Thiago Heleno, que fez um (na vitória por 2×1 sobre o Figueirense), e Paulo André, que tem dois (na derrota por 3×2 para a Ponte e no triunfo por 1×0 sobre o Santos) e é um dos artilheiros do Atlético no Campeonato Brasileiro, ao lado do atacante André Lima e do volante Hernani.

Se exagerarmos um pouco e considerarmos os volantes como parte do sistema defensivo de uma equipe, 53,8% dos gols atleticanos foram marcados pelos marcadores, contra apenas 46,2% do setor ofensivo. Desta forma, pode-se dizer que a defesa vem sendo a grande arma do Atlético no Campeonato Brasileiro, tanto lá atrás, quanto na frente.

Poesia de torcedor! Leia mais sobre o futebol paranaense na coluna do Mafuz!