Diferentemente do que vem acontecendo nos últimos jogos realizados na Arena da Baixada, a torcida visitante terá a entrada liberada no confronto entre Atlético e Peñarol, do Uruguai, pela Copa Sul-Americana. O duelo acontecerá no dia 26 de julho, às 19h30, e será válido pela segunda fase da competição.
- Furacão empresta Douglas Coutinho a rival de ex-time
- Atlético inova com criptomoeda, mas parceiro levanta suspeitas
Desde que o Ministério Público do Paraná (MP-PR) sugeriu a medida que prevê a torcida única nos estádios, no início de maio, o Rubro-Negro foi o único clube do Estado que acatou a sugestão. Já foram realizados três partidas no estádio atleticano sem – teoricamente – a torcida adversária, contra o Cruzeiro, pela Copa do Brasil, e contra Santos e São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro.
Na prática, alguns visitantes que não vestiam as camisas dos clubes de sua preferência se arriscaram a assistir seus times na Baixada. Contendo os gritos e apoio, esses torcedores não contaram com uma segurança adequada dentro da praça esportiva, caso algum imprevisto ocorresse.
A mudança de postura do Furacão diante dos torcedores do Peñarol tem uma explicação baseada em uma regulamentação. Por meio de sua Assessoria de Comunicação, o MP-PR informou que o Atlético, antes mesmo da parada das competições por conta da Copa do Mundo, já tinha avisado que a medida que permite apenas a entrada da torcida mandante não valerá para os jogos da Sul-Americana. Isso porque, de acordo com o clube, o regulamento da competição garante a entrada da torcida visitante.
Segundo o artigo 97 da Copa Sul-Americana, “os times estão obrigados a vender aos times visitantes até dois mil ingressos nas partidas da primeira fase, segunda fase e oitavas de final”. Já o artigo 98 fala que “O clube local deverá designar um setor seguro e segregado destinado à torcida do clube visitante”.
Uma das maiores torcidas do Peñarol divulgou em suas redes sociais que em conversa prévia entre os times, os ‘Carboneros‘ teriam a entrada garantida no confronto que acontecerá em Curitiba.
LEIA TAMBÉM: Projeto inglês de futebol para crianças carentes chega a Curitiba
Ainda segundo informações da assessoria, a medida do veto deve se manter para os jogos do Campeonato Brasileiro, uma vez que o regulamento da competição não prevê tal obrigatoriedade. Mesmo que o documento que rege o Brasileirão não tenha nenhuma especificação sobre determinação de espaço para a torcida visitante nos estádios, o Regulamento Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fala que o clube visitante terá direito a pelo menos 10% da carga total de ingressos, desde que solicitado com três dias úteis de antecedência.
O desencontro entre os regulamentos só poderá ser contestados pelos próprios clubes brasileiros que enfrentarão o Atlético no decorrer da temporada. Por enquanto, o jogo contra o Peñarol será apenas uma exceção, já que o Rubro-Negro seguirá vetando a entrada de visitantes em seus domínios.