Enfim, o time principal do Atlético vai estrear na temporada. Depois de 25 dias apenas treinando, o Furacão entra em campo nesta terça-feira (30), às 21h30, diante do Caxias, pela primeira fase da Copa do Brasil. E, logo de cara, terá pela frente um duelo decisivo.
- Furacão divulga numeração dos jogadores para 2018
- Velho conhecido de Fernando Diniz pode ser o reforço para o gol
O confronto será em jogo único, com o Rubro-Negro jogando pelo empate para avançar para a próxima fase da competição nacional. Por isso, o técnico Fernando Diniz pede atenção máxima durante os 90 minutos.
“Temos que nos comportar como um jogo decisivo, uma final de campeonato. Não tem volta. É um jogo que precisamos pegar toda a nossa ‘alma’ para conseguir uma excelente partida”, afirmou o treinador, em entrevista ao site oficial atleticano.
Contra o Atlético pesa o fato de a equipe ainda estar ‘crua’. Até aqui, foram três semanas de atividades intensas, mas sem a equipe ser testada, ainda mais diante de uma das grandes surpresas neste início de 2018 – o Caxias ganhou os quatro jogos no Campeonato Gaúcho -. Por isso, a aposta de Diniz é na parte física e também nas jogadas ensaiadas.
“A expectativa é boa. O time está bem treinado. Trabalhamos muito nestas três semanas. Fizemos o melhor que pudemos para estrear bem diante do Caxias. Este período foi muito importante para reunirmos condições de fazer uma boa estreia. Foi importante em relação à filosofia de jogo, para conhecer os jogadores e criar um ambiente favorável”, explicou.
Dentro destas ‘condições para uma boa estreia’ está a troca no sistema tático do time. Depois de praticamente seis anos no 4-2-3-1, o Rubro-Negro voltará a utilizar a formação com três zagueiros, que deu tão certo na década passada. A diferença é que agora Fernando Diniz utilizará o 3-4-3.
Nas últimas semanas, o treinador trabalhou exaustivamente o posicionamento, para compensar a falta de ritmo e de entrosamento que o elenco terá neste primeiro compromisso. Dos quatro reforços contratados, dois serão titulares: o lateral-esquerdo Thiago Carleto e o meia Raphael Veiga.
Obstáculos que o Atlético terá que superar para ter um calendário um pouco mais encorpado até o início do Campeonato Brasileiro. Se perder hoje, o Furacão só volta a campo no dia 12 de abril, quando encara o Newell’s Old Boys, pela Copa Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA
COPA DO BRASIL
Primeira fase – Jogo único
CAXIAS X ATLÉTICO
Caxias
Gledson; Cleiton, Junior Alves, Laércio e Julinho; Régis, Rafael Gava e Diego Miranda; Túlio Renan, Nícolas e João Paulo.
Técnico: Luiz Carlos Winck
Atlético
Santos (Léo); Wanderson, Paulo André e Thiago Heleno; Jonathan, Matheus Rossetto, Raphael Veiga e Thiago Carleto; Guilherme, Nikão e Ribamar.
Técnico: Fernando Diniz
Local: Estádio Centenário (Caxias do Sul-RS)
Horário: 21h30
Árbitro: Dyorgines Jose Padovani de Andrade (ES)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Vanderson Antonio Zanotti (ES)