Com o fim do Campeonato Paranaense de 2018, o elenco de aspirantes do Atlético, campeão da competição, começa a ser desmanchado. A campanha de sucesso fez com que o destino da maior parte dos jogadores deva continuar dentro do próprio clube. Ao todo, foram 25 atletas utilizados pelo técnico Tiago Nunes nas 16 partidas disputadas ao longo do Estadual, sendo que 13 deles estão inscritos na Copa Sul-Americana. O treinador, por diversas vezes, falou que o objetivo era dar ‘rodagem‘ ao elenco, e, por isso, deu oportunidade para diversos jogadores atuarem.
Entre eles, dois foram os mais utilizados. Somente o meia João Pedro e o atacante Ederson entraram em campo nas 16 oportunidades. Fundamentais para a regularidade da campanha atleticana, João Pedro fez quatro gols e deu cinco assistências, enquanto Ederson foi o artilheiro do Paranaense com nove gols marcados e quatro passes para gol.
A competição também foi importante para que Tiago Nunes pudesse mostrar também o trabalho das categorias de formação do Furacão. Entre os relacionados para a competição, 16 atletas são crias da casa, sendo o meia Demethryus, o mais novo entre eles, com apenas 18 anos.
Após a final do Campeonato Paranaense, no último domingo (8), o presidente do Rubro-Negro, Luiz Sallim Emed, ressaltou que muitos desses jogadores que vieram da base teriam espaço no elenco principal.
“Vários deles vão subir e continuar disputando os campeonatos nacionais. Estão pedindo passagem para serem titulares”, disse o dirigente na ocasião.
Entre os destaques que terão lugar certo na equipe de Fernando Diniz estão o volante Bruno Guimarães, o atacante Marcinho, o meia Matheus Anjos, o lateral-esquerdo Renan Lodi e o zagueiro Léo Pereira, que já treinam com o elenco principal e foram relacionados para algumas partidas da Copa do Brasil.
Já os mais experientes tiveram um outro caminho. Mesmo sendo um dos líderes do grupo de aspirante, o volante Pierre, de 36 anos, não renovou com o Atlético e foi para o Joinville, assim como o zagueiro Emerson, 34, que perdeu a titularidade ao longo do Estadual.
Dos jogadores mais ‘rodados’, estão integrados ao time principal para o restante da temporada o volante Deivid e os três goleiros, sendo que Santos nem disputou o segundo turno do Paranaense para ser titular de Diniz.