Com a chegada de Rafael Galhardo, alguém iria sobrar na lateral-direita do Atlético. E já há um tempo sem espaço no time com o técnico Paulo Autuori, Eduardo deixou o clube e acertou com o Bahia. Ele também tinha sondagens do Corinthians e da Chapecoense, mas preferiu a equipe que disputa a Série B por ter a possibilidade de ser titular e de trabalhar com o técnico Guto Ferreira. Assim, um dos destaques do Furacão nos últimos anos deu adeus.
Eduardo chegou no início do ano passado, depois que Sueliton não quis renovar. Destaque no Joinville em 2013, foi substituir o mesmo Sueliton no Criciúma nos anos seguintes, mas teve apenas uma passagem regular pelo Tigre. No Furacão, entretanto, brilhou com passes precisos e belas jogadas pela lateral. Foi titular absoluto, disputando 46 das 65 partidas do Atlético em 2015.
Com a volta de Léo nesta temporada, os dois laterais passaram a dividir a posição. Mesmo assim, Eduardo jogou 25 partidas neste ano – sendo 13 partidas no Estadual, todas as cinco da Primeira Liga, três na Copa do Brasil e quatro do Brasileirão. Sua última partida foi na derrota para o Internacional, no dia 1º de junho. “Ele é um ótimo profissional, e esperamos que ele tenha sorte no Bahia”, disse Paulo Autuori durante a apresentação de Rafael Galhardo nesta quarta (20).