No G6

Se mantiver aproveitamento em casa, Atlético se tranquiliza fora

Atlético em casa é quase imbatível. Campanha pode ser suficiente pra ficar entre os seis primeiros. Foto: Marcelo Andrade

O Atlético venceu bem, 3×1 sobre a Chapecoense, nesta quarta-feira (5), a primeira das decisões que terá pela frente para conseguir uma vaga na Libertadores do ano que vem. Apesar da discrepância das campanhas dentro de casa e longe de Curitiba, o Furacão, se mantiver seu rendimento, conseguirá permanecer dentro do G6 e, assim, voltará a disputar a competição internacional em 2017.

Se conseguir manter seu aproveitamento dentro de casa, que atualmente é de 84,4%, nas cinco partidas que tem para fazer na Arena da Baixada, o Rubro-Negro não precisará melhorar muito a sua campanha nos jogos realizados fora de casa para terminar o Brasileirão entre os seis melhores clubes do torneio. O zagueiro Paulo André, depois da derrota sofrida para o Santos, enalteceu a boa atuação do time ressaltou que o Atlético terá que buscar pontos fora de casa.

“Tudo faz parte do processo de maturidade, de aprendizado. O Lucho (Gonzalez, meia) veio para dar uma tranquilidade em campo, está conseguindo se aproximar mais dos homens de meio e também manter a posse de bola. Isso nos dá confiança e dá a certeza que estamos no caminho certo. Estamos construindo estruturas sólidas e, sem dúvida nenhuma, teremos que buscar vencer um ou dois jogos fora se quiser entrar para a vaga na Libertadores”, admitiu o defensor.

Com mais cinco jogos para fazer em casa e cinco longe de Curitiba, Paulo André projetava antes da partida contra a Chape que o Furacão, para conseguir a vaga na Libertadores, terá que conquistar pelo menos mais 21 pontos. O zagueiro, no entanto, prega pensamento jogo a jogo.

“Temos que conquistar mais 20 ou 21 pontos para garantir a vaga. Temos cinco jogos em casa e cinco fora. Sem dúvida é a hora do tudo ou nada, de decisão. Temos que ter a cabeça no lugar, ter a consciência de pensar jogo a jogo. Não adianta pensar no Grêmio antes da Chapecoense. Não adianta pensar em melhorar fora se não mantiver o desempenho em casa”, arrematou Paulo André, que tem que atualizar a conta, pois agora faltam 17 ou 18 pontos.

Além da Chapecoense, o Atlético ainda vai enfrentar dentro de casa o Coritiba (na Vila Capanema), Cruzeiro, Sport e Flamengo. Já como visitante, que tem sido o grande problema do Furacão neste Campeonato Brasileiro, os duelos serão contra Grêmio, América-MG, Vitória, Fluminense e Corinthians.