Demorou, mas o Atlético acabou com a sequência de nove derrotas seguidas fora de casa no Campeonato Brasileiro. Na tarde desta terça-feira (15), com uma dose extra de emoção e com destaque especial para o goleiro Santos, que defendeu uma penalidade nos acréscimos, o Furacão arrancou o empate em 1×1 diante do Fluminense, no Maracanã e voltou a pontuar como visitante na competição nacional. Com o resultado de igualdade, o time rubro-negro manteve a sexta posição, mas pode perder a vaga na zona da Libertadores no encerramento da rodada.  A equipe de Paulo Autuori volta à campo no próximo domingo, dentro de casa, diante do Sport.

continua após a publicidade

Confira como foi o jogo no Tempo Real da Tribuna!

Apesar de apresentar as mesmas dificuldades de outras jornadas realizadas fora de casa, o Atlético iniciou bem o jogo. Com a marcação adiantada, o Furacão dificultou a saída de bola do tricolor carioca e foi o dono das melhores chances de marcar no primeiro tempo. Nos primeiros minutos, Hernani em cobrança de falta, e Lucas Fernandes, batendo cruzado, assustaram o goleiro Júlio César.

Jogando no campo do Fluminense, o Atlético, com alguns erros de passes, deu alguns espaços para os contra-ataques dos donos da casa. Aos 19, Edson recebeu na entrada da área, bateu forte e Santos defendeu. O tricolor carioca conseguiu acertar a sua marcação e aproveitou a única falha defensiva do time rubro-negro para abrir o placar aos 28 minutos. Gustavo Scarpa cruzou na medida na cabeça de Cícero, que apareceu entre os zagueiros e mandou sem chances para o goleiro Santos.

O Atlético acusou o golpe e, logo depois, de fora da área, Gustavo Scarpa bateu colocado e a bola passou perto de Santos. No final do primeiro tempo, o Furacão partiu para o ataque em busca do empate. Aos 37, depois do cruzamento e do goleiro Júlio César afastar mal, Hernani pegou o rebote, mas bateu para fora. Ainda no final, Hernani teve a chance em cobrança de falta, mas a bola saiu por pouco.

continua após a publicidade

Mais ofensivo na etapa final, o Furacão passou a dar mais espaços para os contra-ataques do Fluminense. Foi assim que o time da casa, aos 5 minutos quase ampliou, mas Santos fez grande defesa no chute de Wellington. Mais organizado, o time atleticano chegou próximo do empate aos 13 minutos. Depois da jogada de Lucho González, André Lima chutou de primeira e Júlio César fez grande defesa.

O Furacão, de tanto insistir, conseguiu a igualdade aos 16 minutos. Lucas Fernandes ganhou de William Matheus e foi derrubado pelo lateral do time carioca dentro da área. Na cobrança do pênalti, Hernani bateu com perfeição e empatou a partida. O tricolor carioca, a partir daí, passou a ficar mais nervoso em campo, mas conseguia chegar com perigo sempre nas investidas do atacante Wellington.

continua após a publicidade

Enquanto o Atlético mantinha o controle defensivo da partida, o Fluminense buscou ser mais ofensivo depois das entradas dos atacantes Osvaldo e Richarlison. Mas foi o Atlético que chegou perto de marcar. Aos 34 minutos, André Lima escorou, Nikão mandou de fora da área e quase acertou o ângulo de Júlio César.

O jogo no final pegou fogo, com boas chances para os dois times. O tricolor carioca teve a chance de marcar em cobrança de falta, mas a bola saiu por pouco. Aos 40, o zagueiro Gum tentou recuar para o goleiro Júlio César e quase marcou contra. Apesar do nervosismo, o Fluminense foi para o tudo ou nada no final. Aos 46, o zagueiro Paulo André falhou e cometeu penalidade em Richarlison. Gustavo Scarpa cobrou no meio do gol, Santos defendeu e garantiu o ponto no Maracanã.

Ficha técnica

SÉRIE A
2º Turno – 35ª Rodada

Fluminense 1×1 Atlético

Fluminense
Júlio César; Wellington Silva, Henrique, Gum e William Matheus; Pierre, Edson (Osvaldo), Marquinho (Richarlison), Cícero (Douglas) e Gustavo Scarpa; Wellington.
Técnico: Marcão

Atlético
Santos; Léo (Rafael Galhardo), Paulo André, Thiago Heleno e Nicolas; Otávio, Hernani, Lucho González (Nikão), Lucas Fernandes (Marcos Guilherme) e Pablo; André Lima;
Técnico: Paulo Autuori

Local: Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (Fifa-SP)
Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Hernan Brumel Vani (SP)
Gols: Cícero 28 do 1º e Hernani 15 do 2º
Cartões amarelos: Paulo André, Nicolas, Otávio (CAP); Wellington, Pierre (FLU)
Público pagante: 39.877
Público total: 43.691
Renda: R$ 665.629,00