Uma vitória diante do Flamengo, neste domingo (11), às 17h, na Arena da Baixada, garantirá o Atlético na Libertadores do ano que vem. Na quinta posição, mas sem chances de subir na classificação, o time atleticano pode se classificar mesmo que não vença a equipe da Gávea, mas quer terminar o Campeonato Brasileiro o mais próximo possível do G4 da competição nacional, objetivo traçado pelo clube desde o início do ano, antes mesmo da Conmebol aumentar o número de vagas para as equipes brasileiras na competição internacional.

continua após a publicidade

Mesmo diante deste cenário favorável, sem considerar o fato que se o Atlético-MG vencer a Copa do Brasil nesta quarta-feira (7) o Furacão já garantirá a vaga na Libertadores, o time atleticano vai em busca dos três pontos diante do Flamengo para garantir, pelo menos, a manutenção da quinta colocação, que pode até valer uma vaga direta na fase de grupos em caso de título para os mineiros. Tudo por conta da mudança da Conmebol, que na última terça-feira (6) anunciou que os mexicanos estão foram da competição em 2017, retornando em 2018.

Desta forma, o quarto colocado do Brasileirão automaticamente entrará na fase de grupos, juntamente com os três primeiros e o campeão da Copa do Brasil. Como o Galo já está garantido na quarta posição, se ganhar a Copa do Brasil passará a vaga do Campeonato Brasileiro para o quinto lugar, transformando o G6 em G7. Os outros dois brasileiros entram na segunda fase de mata-mata e não mais na primeira.. As duas são eliminatórias para a fase de grupos.

“Eu sou competidor, gosto de ganhar, gosto de fazer minha parte e realizar meus sonhos. Acho que meus companheiros também tem o mesmo sentimento e as mesmas atitudes. Temos uma decisão. Jogaremos para 40 mil pessoas e, de forma ou de outra, a tensão e a atenção estão no mais alto nível”, frisou o zagueiro Paulo André, que destacou a importância de terminar o Brasileirão na quinta posição.

continua após a publicidade

“Seria muito mais legal terminar o Campeonato Brasileiro na quinta posição. Tem muita diferença em um confronto da pré-Libertadores, na posição que terminar. No campeonato, era o nosso objetivo terminar o mais próximo do G4. Vamos completar a missão e o resto a gente deixa para que eles se resolvam (concorrentes da vaga à Libertadores)”, finalizou.

Se vencer o Flamengo, o Rubro-Negro terminará o Brasileirão na quinta posição, classificado à Libertadores e somente três pontos atrás do Atlético-MG, quarto colocado, que tem 62 pontos. Isto porque o Galo não disputará sua última partida diante da Chapecoense por causa do acidente aéreo envolvendo a equipe catarinense, na semana passada, na Colômbia.

continua após a publicidade