Vindo de três jogos consecutivos sem ganhar – empates em 0x0 com o Grêmio e 1×1 com o Coritiba e derrota por 2×0 para o Flamengo, o Atlético se afastou um pouco do G6 do Campeonato Brasileiro. O Furacão, em nono lugar, tem 31 pontos, três a menos que o Cruzeiro, que fecha o grupo que se classifica para a Libertadores. No entanto, o time rubro-negro terá, nas próximas três rodadas, duelos decisivos e diretos por essa vaga.
- Furacão se apega aos números e lembra de 2016 pra voltar ao G6
- Atlético volta aos treinos e terá pelo menos uma mudança contra o Flu
Serão dois jogos na Arena da Baixada, diante do Fluminense, neste domingo (17), pela 24ª rodada, e depois contra o Atlético-MG, no dia 1º de outubro, pela 26ª. No meio do caminho, encara o Santos, dia 23 de setembro, na Vila Belmiro. Embora esteja já na terceira colocação na tabela, com 41 pontos, o Peixe também é um concorrente direto para se classificar para o torneio continental, mas são nos dois compromissos em casa que o Atlético pode colocar seu futuro à prova.
Tanto o time carioca quanto o Galo vem logo atrás do Furacão no Brasileirão. O Fluminense tem os mesmos 31 pontos do Rubro-Negro, mas está atrás no número de vitórias (8 a 7), enquanto o Atlético-MG aparece em 11º, com um ponto a menos.
Ou seja, se ganhar estes dois compromissos, o Atlético pode, não só entrar no G6, como também deixar para trás dois fortes concorrentes, que, embora não atravessem um bom momento, tem elenco para brigar por Libertadores. Se conseguir pontuar diante do Santos, e na Libertadores mostrou que tem condições para isso, abrirá até vantagem em relação aos demais.
Nestas próximas três rodadas, inclusive, acontecerão confrontos diretos que podem beneficiar o time atleticano. Entre o Flamengo, quinto colocado, e o Sport, 12º, são apenas seis pontos de diferença. No próximo final de semana, os dois extremos se enfrenam, na Ilha do Urubu. Se os donos da casa vencerem, o Furacão pode ter um concorrente a menos. Porém, se os pernambucanos levarem a melhor, a diferença pro quinto pode cair para um ponto.
Confira a tabela completa do Brasileirão!
Além disso, nesta 24ª rodada, o Botafogo, sétimo colocado, com 34 pontos, pega o Santos, enquanto o Vasco, oitavo, com 31 pontos, recebe o líder Corinthians. Na 25ª, mais um confronto direto, entre Sport e Vasco, além de o Fluminense encarar o Palmeiras, quarto colocado. Já na 26ª, o Cruzeiro, sexto, com 34, enfrentará o líder Corinthians e o Flu vai até Porto Alegre para jogar com o vice-líder Grêmio.
Ou seja, em três partidas, o Atlético pode ver a classificação mudar a seu favor e voltar ao G6 abrindo vantagem, ou então, em caso de tudo dar errado, ver o pelotão da frente se afastar. De qualquer maneira, será preciso fazer, primeiro, a sua parte. No primeiro turno, diante dos três adversários, somou quatro pontos, com uma vitória (1×0 no Galo), um empate (1×1 com o Fluminense) e uma derrota (2×0 para o Santos).