Nova fase

Organizadas de Atlético e Vasco juntas para encerrar batalha

Nesta semana, representantes das organizadas de Atlético e Vasco da Gama, que protagonizaram cenas de violência na última rodada da Série A de 2013, na Arena Joinville, estiveram reunidos para um pedido de paz. A reunião aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo.

O encontro foi promovido pela Associação Nacional das Torcidas Organizadas (ANATORG) e teve quatro integrantes de cada torcida: Os Fanáticos e Força Jovem. Diretores da entidade que representa as organizadas também estiveram no local para intermediar.

Adilson dos Santos Pereira, o “Thirso”, presidente da organizada do Furacão, falou que as duas organizadas estão tentando o diálogo para evitar confrontos. “Fizemos um pacto para amenizar essa situação. O erro maior naquela tragédia foi da falta de segurança, sem policiamento, mas também temos nossa parcela de culpa”, reconhece.

O mandatário dos Fanáticos falou que as organizadas estão começando a entrar em harmonia nesse momento, ainda mais que o cerco para elas está cada vez mais se fechando. Mais de noventa torcidas já estão fechadas com a associação e a ideia é estender para todas no Brasil. “Estamos tentando entrar em um acordo com todas as organizadas para evitar briga e ter mais festa na arquibancada. É assim que as torcidas ficaram conhecidas antigamente”, relembra.

Na semana passada, por exemplo, nove torcedores da Império Alviverde foram presos pela Polícia Civil na operação “Bonde do Terror” – quase todos já soltos, com apenas um ainda detido. A organizada vascaína, no clássico contra o Fluminense no domingo, entrou em confronto com a Young-Flu, no bairro Méier, e o Ministério Público (MP-RJ) já pediu a proibição das duas. “É, aconteceu mesmo (a briga). Mas foi a oposição. A torcida deles está rachada”, explica Thirso.

Biometria

A partida de hoje, às 19h30, contra o Foz do Iguaçu, vai marcar o primeiro duelo em que o setor Fan, destinado exclusivamente à organizada atleticana, tem o sistema biométrico com obrigatoriedade. Os sócios que não se cadastrarem serão barrados na Arena da Baixada, pois não será entregue voucher como aconteceu no clássico contra o Paraná, por exemplo.

Pouco mais de dois mil associados realizaram o procedimento até agora. O espaço, atrás do gol da Rua Buenos Aires e que não possui cadeiras, tem capacidade para 4.088 lugares e teve o cadastramento iniciado em dezembro do ano passado. Excepcionalmente hoje haverá duas estações de cadastramento biométrico na Arena até duas horas antes do jogo para realizar o processo. “A grande maioria da torcida já fez, restam poucos”, afirma Adilson dos Santos Pereira, presidente da Fanáticos.

Serviço

O Espaço Sócio Furacão está localizado na Rua Petit Carneiro, 190, entre a Cel. Dulcídio e Ângelo Sampaio. Funciona de segunda a sexta, das 9h às 18h, e nos sábados, das 9h às 13h. Para mais informações, entre em contato com o Espaço Sócio Furacão através dos telefones (41) 2105- 5632, (41) 2105-5678, (41) 2105-5684, (41) 2105-5685 e (41) 2105-5679.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna