Ainda que o time do Atlético tenha sofrido com tantas mudanças e improvisações no elenco durante a temporada, dois jogadores têm se mostrado como ‘os donos‘ de suas posições. O zagueiro José Ivaldo e o volante Bruno Guimarães foram os únicos jogadores do Rubro-Negro que fizeram mais do que 25 partidas este ano. Em 2018, o Furacão entrou em campo em 37 oportunidades em quatro competições diferentes (Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, Brasileiro e Sul-Americana) e nenhum jogador foi unanimidade. Isso porque o time que disputou o Estadual era uma equipe alternativa, de aspirantes, diferente da principal. Com isso, os atletas que mais vestiram a camisa do Furacão em disputas foram o zagueiro José Ivaldo, em 27 vezes, e o volante Bruno Guimarães, com 25, justamente os que transitaram pelas duas equipes.
- Atlético está de olho no mercado em meio à crise em seus bastidores
- Furacão não define futuro e torcedores soltam o verbo nas redes sociais
- Atlético tem a melhor média de público do Trio de Ferro
Ambos iniciaram a temporada na equipe sub-23, comandada por Tiago Nunes e, devido ao bom desempenho, ganharam a oportunidade de estar no time principal comandado por Fernando Diniz. Assim como os dois, outros jogadores subiram de categoria, mas somente eles se fixaram no time-base do Furacão.
Nas 27 disputas que esteve em campo este ano, Zé Ivaldo fez dez jogos no Paranaense, cinco na Copa do Brasil, onze no Brasileirão e uma pela Sul-Americana. O zagueiro marcou um gol, na partida contra o Londrina. O jogador, de 21 anos, não é um novato. Vindo das categorias de base do clube, ele teve sua primeira oportunidade em 2016 no profissional, mas foi em 2017 que começou a despontar, com 20 jogos pelo time, incluindo dois pela Libertadores.
Bruno Guimarães se destacou como um dos melhores volantes do Estadual e não demorou para que fosse ‘promovido‘. Foram 12 partidas pelo Paranaense, duas na Copa do Brasil, nove no Brasileiro e duas na Sul-Americana. Marcou dois gols até aqui, todos na disputa regional, contra Rio Branco e Coritiba. O atleta, de 20 anos, também não é estreante. Chegou no Rubro-Negro no ano passado, vindo do Osasco Audax, e teve cinco oportunidades de defender a camisa do Furacão em 2017, com participação em um jogo da Libertadores, na partida contra o Santos, em que o jogador entrou nos minutos finais.
Confira a tabela e a classificação do Brasileirão!
O fato de os jogadores se mostrarem polivalentes, pode explicar a preferência do técnico Fernando Diniz por serem tão escolhidos. Zagueiro na esquerda nesta temporada, Zé Ivaldo, quando estava sob o comando de Paulo Autuori, atuava como lateral direito. Já Guimarães, além de volante, também foi aproveitado por Diniz como zagueiro em duas oportunidades: no jogo contra a Chapecoense, na estreia do Brasileirão, e no duelo com o São Paulo.