Fora é difícil

Longe da Arena Atlético não se impõe contra o adversário

Uma vitória em cinco jogos fora de casa. E uma vitória nos últimos cinco jogos do Brasileiro. As duas estatísticas são semelhantes mas não são iguais. E apontam o momento mais difícil do Atlético no campeonato. Após um início espetacular, veio a (natural) instabilidade. Os resultados e as atuações não vieram tanto, principalmente longe da Arena da Baixada. E é fora de casa o próximo jogo do Furacão, contra o Corinthians, quinta-feira, no Itaquerão. E sem Walter, que foi expulso pela segunda vez na competição.

O Atlético tem uma estratégia clara fora de casa – aguarda o adversário, dá a posse de bola e aposta nos contra-ataques. É uma tática inevitável pela falta de um articulador. Se puxarmos pela memória, essa lacuna não é de hoje. Falta ao Rubro-negro um jogador que pegue a bola e diga pro resto do time que “agora vamos dar uma acalmada”. Da forma que o time atua longe da Arena, há uma dependência brutal do encaixe do contra-ataque.

Quando funciona, seja onde for, o Furacão é irresistível. É só ver como as jogadas combinadas entre Eduardo, Nikão, Marcos Guilherme e Walter acontecem. Assim foi que o Atlético venceu em casa o Atlético-MG (quando optou por jogar na retranca) e o São Paulo e venceu fora o Joinville.

Mas se não dá certo, é como se a defesa chutasse a bola em um paredão. Ela sai do risco, mas bate e volta rapidamente para o adversário. Foi o que aconteceu no Mineirão no sábado.

O técnico Milton Mendes sabe que há essa carência. Em conversas reservadas, confirmou que o Atlético precisa urgentemente de um jogador que coordene as ações ofensivas – o que nesse momento está sobrecarregando Walter. A última tentativa foi Mugni, mas o meia preferiu ir para o Newell’s Old Boys. Por isso, o Furacão voltou a negociar com o San Lorenzo a contratação de Alán Ruíz, que já defendeu o Grêmio.

Enquanto esse “cérebro” não chega, MM não mudará o estilo do Atlético. Com razão, pois é a forma mais realista de jogar fora de casa.

Personalidade! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna