Numa decisão típica do futebol sul-americano, o Atlético perdeu o direito de decidir em casa a vaga para a fase de grupos da Copa Libertadores da América. Em decisão anunciada na noite desta sexta-feira, a Conmebol confirmou que a Arena da Baixada será o palco do jogo de ida da terceira fase da competição, na próxima quarta-feira (15), às 21h45. E o segundo jogo entre o Furacão e o Deportivo Capiatá será em Capiatá, a 23 quilômetros de Assunção, onde fica a sede da confederação.
É um bico descarado no regulamento da Libertadores. O artigo 3.4 do regulamento da competição, que trata da terceira fase, diz que o mando de jogo será definido pelo ranking da Libertadores. Quem tem o pior ranqueamento joga a primeira partida em casa. Nesse ranking, o Furacão é o 71º colocado, enquanto o Deportivo Capiatá, estreante na Libertadores, está na última posição. Não haveria discussão. O jogo da semana que vem teria que ser no estádio Galeano Segovia.
Mas a manobra começou a ser feita na manhã da sexta, quando o site da entidade colocava o Furacão como mandante do jogo, mas não confirmava o local e dava a partida com o horário do Paraguai – em resumo, uma zona. Nas redes sociais, torcedores do Atlético relembravam o regulamento e pediam respostas da Conmebol, que não falava nada. Os jornalistas também não recebiam respostas.
Durante a tarde, o técnico do Atlético, Paulo Autuori, reclamou da indefinição. “Atrapalha tudo, né? Não só a nós, mas a qualquer um que estiver em uma situação como essa. Temos que planejar as coisas, mas fica essa indefinição. É tão fácil definir com antecipação”, disse o comandante do Furacão. No final das contas, veio a resposta. A errada, a fora do regulamento, mas a que favorecia o time paraguaio.
O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, é paraguaio. Ele foi presidente da associação de seu país antes de ir para a entidade sul-americana. Em clubes, foi vice-presidente do Olimpia. Nesta mesma terceira fase da Libertadores, o Olimpia enfrenta o Botafogo. Joga a primeira no estádio Nílton Santos. Decide no Defensores del Chaco. Como manda o regulamento da Libertadores.
Confira a nota do Furacão na íntegra:
A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou, nesta sexta-feira (10), a ordem dos mandos de campo da terceira fase da Conmebol Libertadores Bridgestone.
A primeira partida diante do Deportivo Capiatá (Paraguai) será no estádio atleticano, às 21h45 (horário de Brasília) do dia 15 de fevereiro (quarta-feira).
O confronto de volta acontece no Paraguai, no dia 22 de fevereiro, às 21h45 (horário de Brasília).