Se em 2011 Mário Celso Petraglia encaminhou a vitória na eleição do Atlético com o apoio maciço dos sócios ligados à torcida organizada Os Fanáticos, a tendência é que essa situação se repita no pleito de dezembro. A teoria até pode ser essa, mas na prática as coisas podem ser diferentes.
Para o ex-presidente da facção, Julio César Sobota, o tamanho da influência da torcida nas urnas não será o mesmo da última campanha. Para o ex-vereador de Curitiba, a organizada vive um racha interno sobre o futuro político do clube. “A torcida está bastante dividida”, opina Julião. “A maior parte não está contente com o presidente e agora, depois do apoio, ficou ainda mais descontente”, emenda o agora apoiador da chapa Atlético De Novo, que tem o advogado Henrique Gaede como candidato ao Conselho Deliberativo.
Ex-aliados
No fim de 2011, então presidente da Fanáticos, Julião comandou o apoio da organizada a Petraglia. Com 67% dos 4.309 votos válidos, o dirigente venceu a eleição no Furacão. A estimativa do ex-vereador é de que a torcida tinha cerca de dois mil votantes há quatro anos. “Na época que eu estava (na torcida), tinha a aprovação da maioria. É claro que alguns que não concordavam, justamente aqueles que não representavam votos, que não eram associados. Mas a maior parte concordava com o que decidíamos em reunião”, explica. “Mas hoje, vou te falar, a organizada não tem nem metade disso. Aqueles que frequentam o estádio, que são sócios, não frequentam a sede”, diz.
Busca por votos
O objetivo de Julião é conseguir aproximadamente 300 votos para Gaede até o fim da campanha. Ele garante, contudo, que não tem intenção nenhuma de cargo, apenas querer ver o Atlético capaz de vencer um Atletiba. “Todo dia conseguimos cinco, dez votos”, fala o ex-vereador, que não concorda com diversas atitude da atual diretoria e por isso decidiu apoiar o grupo Atlético De Novo, apesar de também ter amigos que estão ao lado de Nadim Andraus na chapa Democracia Coração Atleticano. “Nunca podemos deixar de enaltecer o feitos positivos que o Petraglia teve. Mas o momento não é nada favorável para a reeleição desse senhor. No momento, a melhor opção de chapa é do Gaede, um torcedor que sempre encontrei por todo o Brasil defendendo as cores do Atlético”, fecha.
Bola e Alma! Leia mais do Atlético na coluna do Mafuz!